Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

" Trama Fantasma " OU Amor Em Campo Minado.


 Filme de Paul Thomas Anderson, " Trama Fantasma ", é certeza de alguma coisa muito boa .


E foi exatamente o que vi em 2 horas de filme : Um belo retrato da aristocracia londrina, com seus modos, chiliques e situações em que vale mais o que se veste do que o conteúdo da pessoa propriamente dito.

Estamos nos anos 50, e o famoso estilista Reynolds Woodcock ( Daniel Day Lewis ), muito esticado, meticuloso, solteiro convicto, que mora com sua irmã Cyril (Lesley Manville ), vai até o campo para um descanso de suas atividades.

Lá, ele conhece em um café, uma linda garçonete, e foi paixão à primeira vista. Os dois saem à noite para um jantar e vão para a sua casa após. 

Woodcock já começa a usar a moça para vestir e provar os seus vestidos e assim ela passa a ser a sua modelo e musa oficial, ficando o propósito de mulher para um terceiro, quarto plano, já que nem no mesmo quarto os dois dormem juntos.

Difícil ver um beijo e uma demonstração de carinho dele para com a bela moça. Mas, para ela é uma novidade, e não se cansa de ficar em pé para provar os seus vestidos e deixar o seu ateliê sempre lotado de mulheres da sociedade para comprar os seus modelos .

Alma ( Vicky Krieps ) fica encantada, de início com seu posto, mas, depois começa a perceber que está ali somente para ser uma inspiração, um objeto do autor e criador de vestidos e não uma mulher a ser amada.

Isso vai incomodando -a um pouco e alguns fatos surgem como alternativa para uma mudança .

 


A irmã do costureiro/estilista, é uma draga, e não deixa os dois sozinhos por nenhum minuto e isso também é um fator para que Alma tenha que mudar sua atitude perante o enlace.


As cenas do reveillon em um clube de Chelsea são de babar. Gostaria de estar em uma festa assim, com elefante no salão, e toda aquela balbúrdia acontecendo.


Alma se cansa, Woodcock também tem problemas. Ou os dois se acertam ou a união acaba.

Até mesmo o eu te amo não é sincero, parece uma frase de obrigação , os dois se suportam e vivem engolindo sapos.

A pergunta é : Por que muitos ainda suportam esse tipo de situação ? Por que não desabafam ? Não terminam a relação ? Assumem sua solitude.

O filme ganhou o Oscar de 2018 como Melhor Figurino , e claro, merecidamente.

Ótimo filme. Deve ser visto ! Recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário