Fazer um cruzeiro sempre pode te acrescentar algo ,principalmente no que diz respeito aos idiomas dos tripulantes, visto a grande quantidade de nacionalidades diferentes no navio.
Assim , pudemos ter a simpatia deles aliada ao conhecimento de algumas frases e palavras de suas nacionalidades .
Começamos com o ROMENO da excelente garçonete ADRIANA , que nos atendia todas as noites no restaurante , tendo muita paciência , se esforçando ao máximo para entender o português e aceitando todos os nossos pedidos do menu, mesmo sendo os mais esdrúxulos possíveis , como por exemplo pedir todas as sobremesas e os sorvetes, caso típico de nossa amiga Márcia de Santos .
Em ROMENO , aprendemos :
Ce faci ? Como vai ?
Bine ! Bem !
Bere Cerveja
Apaº Água
Multumesc Obrigado
Te rog Por favor
Buraº dimineata Bom dia !
Bura Seara Boa Noite
Cu placere De nada !
2 Brasileiros e 1 Romeno de boné
Pudemos também contar com nossos amigos indianos Rajesh e Sahoo ( aquele que levamos ao Cristo ) , o Sahoo mais do lado de dentro do bar e o Rajesh , servindo as bebidas nas mesas .
Em Hindú , aprendemos :
Shukriya Obrigado
Daya karke Por favor
Chal yeto me Tchau
Shu bha prabhat Bom dia
Shu bha sandhya Boa noite
Shu bha ratri Boa noite ( dormir )
Conhecemos também um indonésio que era uma gentileza e educação de pessoa , que foi o Dwi , que auxiliava a Adriana no restaurante todas as noites .
Em Indonésio , conhecemos :
Terima Karih Obrigado
A Bulgária também tinha vários representantes , como as 2 irmãs que serviam bebidas , o alegre garçom que também nos servia na piscina e nos bares .
Em Búlgaro, aprendemos :
Blogodaria - Obrigado
Chasha copo
Molia Por favor
Dobro utro Bom dia
Havia também uma garçonete Filipina que me ensinou a palavra : Salamat , que quer dizer OBRIGADO !
E muitos outros tripulantes do Peru , da Ucrânia , da Bielorússia , da Itália , de Israel ( SHALOM ! ) , o Dj que tinha no passaporte nacionalidade Polonesa , mas era da Argentina , da Macedônia e muitos , mas, muitos brasileiros mesmo , já que com uma nova determinação, só podem entrar navios em terras brasileiras se os mesmos tiverem 25 % da tripulação brasileira .
Foi muito bom conversar com todos eles , saber de suas tarefas, seus anseios , suas reclamações e insatisfações , seus relacionamentos e o que a MSC significa em suas vidas .
Valeu tripulação do MSC POESIA !