Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

" Só Se For Por Amor " OU Pra Quem Gosta de Música. Apaixonante.



 

Assisti a minissérie nacional da Netflix " Só Se For Por Amor " ambientada em Goiania, cidade onde tem o produtor Cesar Marcolo ( Gustavo Vaz ) que junto com sua mulher Ana Lígia ( Ana Mametto) dominam o mundo da música na cidade com seus artistas.

Daniel Soh ( Raphael Viana) é o seu maior produto, mas um acidente aéreo fez com que a empresa se tornasse órfã e agora procura por um novo ídolo.

Paralelo a isso, uma trupe de amigos e músicos , seguem o perrengue do dia a dia de fazer música no Brasil.

Deusa ( Lucy Alves ), Tadeu ( Filipe Bragança ), Valdo ( Micael Borges), Nelton ( Adriano Ferreira) e Patrício ( Giodano Castro) formam essa Banda, que depois da saída de Deusa, passou a se chamar " Só Se For Por Amor ".

Deusa foi pinçada por Cesar Marcolo em um teste, pois o produtor viu um futuro brilhante na moça e não na Banda.

Foi um baque a sua saída. Traição ? Destino?

E o relacionamento de Deusa e Tadeu, como fica agora ?

Enquanto Deusa inicia sua carreira solo, a Banda procura uma nova vocalista. Faz uma audição no bar de cornos da Gorete ( Laila Garin), e Roberta ( Luiza Fittipaldi) é a escolhida.

No meio desse caminho, aparece Eva ( Agnes Nunes), que é de Brasília, filha de diplomata rico, que foge de casa para ir à Goiania em busca de sua mãe que não conheceu.

Ela acha que com uma música, sua mãe aparecerá e ela assim irá conhece-la.

Eva tenta de tudo. Ela é uma multi instrumentista talentosa e conhece Roberta, indo passar uns dias em sua casa.

Eva transita por todos os lados e tenta a todo custo colocar sua música para um grande artista gravar.

Acaba conhecendo o pessoal do Banda. Tem uns lances com Valdo e depois com Tadeu.

Falando no pessoal da Banda: Patrício pegou Sônia( Jeniffer Nascimento ) lhe traindo na própria casa.  

Nelton, que é evangélico e meio irmão de Valdo, tem a sua namoradinha Luana ( Clarissa Muller), e sexo, só depois do casamento.

Nos episódios temos a participação de Léo Jaime e Solange Almeida.

Opa, faltou falar de Bruno Fagundes ( Rafael), que também é músico e trabalha na empresa de Marcolo. Ele é gay e vai se interessar por um dos integrantes da Banda.  

Em todos os episódios ouvimos versões belíssimas de músicas já consagradas. Uma melhor que a outra.

A Banda acaba tendo a sua oportunidade e por incrível que pareça na própria Marcolo Produções.

Um novo fato pode abalar as estruturas musicais da empresa.

Gostei demais dos 06 episódios da primeira temporada e agora aguardo a segunda.

Na Netflix. 

terça-feira, 27 de setembro de 2022

" Os Primeiros Soldados " OU Desespero e Desinformação na 1ª Onda da AIDS no Brasil



 Finalmente assisti a um filme que estava bem a fim de vê-lo: " Os Primeiros Soldados " de Rodrigo de Oliveira, que tem a Vitória- ES como pano de fundo nos anos 80, primórdios da epidemia de AIDS no Brasil.

Era reveillon, e Suzano ( Johnny Massaro), biólogo que morava na França com seu companheiro, retorna ao Brasil depois de muito tempo para passar na casa da irmã ( Clara Choveaux) e do sobrinho Muriel ( Alex Bonini).

Suzano é bem reticente, tem seus próprios jeitos e manias e não é muito sociável. Ele já aparece com alguns sintomas virais como tosse, epistaxe e isso lhe traz uma melancolia evidente.



Vai ter festa na boate, e seus amigos bichas todos estarão lá. Joca ( Higor Campagnaro), Humberto ( Vitor Camilo), Rose ( Renata Carvalho) e outros  festejarão a chegada de um novo ano.

Suzano se isola na casa que foi de seu pai, em um lugar distante , longe e sem vizinhos. É ali que irá se recolher.

Rose e Humberto, que filma tudo à sua volta, também irão se isolar com Suzano e juntos, talvez, quem sabe, um tratando e cuidando do outros, anotando a evolução clínica de cada sinal e sintoma, e através dos remédios que chegam da Europa enviados por Adriel, o namorado de Suzano, se livrarem desse vírus mortal, mas que ninguém ainda sabe nada.

Já descobriram o Sarcoma, agora estudam a sua evolução, seu crescimento no corpo e por aí vai .

Mas por que falar de AIDS em 2022? Para não esquecermos o que essas primeiras pessoas passaram e lembrar aos que não conheceram e não conhecem a doença, do que ela é capaz, e principalmente do estigma que existe até hoje.

PS: Destaque para a atuação de Renata Carvalho, que de todos os seus filmes e peças de teatro, foi o que ela teve uma atuação mais densa e vibrante.

 

 

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

" Através da Iris " OU Mais é Mais, Menos é Chato.

 


Aproveitei que a peça estava liberada no youtube para ver essa maravilha de atriz, que com seus 93 anos ainda nos impressiona com o seu talento, educação, ética e uma cultura sem tamanhos.

Falo de " Através da Iris ", solo de Nathália Timberg, com texto inédito de Cacau Hygino e direção de Maria Maya. A Direção de produção é de Bruna Dornellas e Wesley Telles da WB Produções.

A peça é sobre a novaiorquina Iris Apfel, um ícone mundial da moda e design de interiores com seus 97 anos.

O texto fala de liberdade, autenticidade, criatividade, sobre o jeito de vestir-se, de exagerar-se, de inovar sem ter medo do que as pessoas irão falar.

Iris Apfel e seu marido Carl Apfel foram convidados a decorar a Casa Branca por nove mandatos de presidentes americanos: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton.



Iris teve até uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York de seus looks, com uma visitação bem expressiva.

Quanto à peça, adorei os traços gráficos, o cantinho da sala, as cômodas, os enfeites, a poltrona e claro, o figurino usado por Nathália Timberg em cena.



Ela dá um show com um texto perfeito, dicção perfeita e atuação impecável aos 93 anos. Mais é Mais, Menos é chato !

Gostei da frase colocada em um contexto de que se você não é interessado, não é interessante .

Valeu a pena !

" Hip Beat" Ou Cena Queer de Berlim



Assisti ao filme " Hip Beat " com a direção de Samuel Kay Forrest, que tem a grande Berlim como pano de fundo para essa história cheia de idas e vindas.

O ativista de um movimento anárquico, Angus ( Samuel Kay Forrest), sai de sua cidade natal , não tendo um bom relacionamento com sua mãe e vai para Berlim atrás de seus ideais.


Angus é contra o sistema, contra a opressão, contra a operacionalização das leis e regras impostas pelos homens e busca algo mais libertário, neutro.

Ele namora Lily ( Andriana Manfredi), e os dois se relacionam bem, até que um fato diferente vai abalar esse relacionamento.


Angus está sempre no lugar onde tem policiais combatendo alguma ação popular, mas também se interessa pelo show de drag de um rapaz em uma boate berlinense. 


Angus tem muitos outros desejos: quer beijar, quer transar, quer se vestir como queira, e transitar em todas as linhas.

Ele só precisa combinar com a sua parceira Lily.

E você, como transita?

" Rota 66" OU Baseado no Livro de Caco Barcellos



 E vamos para a minissérie " Rota 66 ", da Globoplay, baseada no livro homônimo de Caco Barcellos, premiado com o Prêmio Jabuti em 1992.

A minissérie é dirigida por Phillippe Barcinski e Diego Martins e tem Humberto Carrão como protagonista e personagem de Caco Barcellos.

A história é toda baseada nos procedimentos da Rota, exagerados, de 70 a 90, que Barcellos faz uma investigação primorosa e detalhada para comprovar essa abusiva ação.

Ainda no elenco, o sempre excelente Aílton Graça, como Sargento Homero, que também tem seu momen to de perda e dor, graças a autoridade da própria coorporação em que trabalha.

Adriano Garib que faz uma parceria com Humberto Carrão na investigação. Lara Tremouroux é Luli, repórter investigativa também que acaba por ter um relacionamento com Caco e ajuda na criação de seu filho.

Ariclenes Barroso é Lunga, um dos rapazes perseguido no Capão que não morreu na primeira ação, mas, que foi perseguido depois até o seu fim.

Naruna Costa é Anabela, mulher responsável por dar algumas informações sobre o massacre acontecido com seus filhos.  

Quanto mais se investigava, mais mortes de inocentes se encontrava. Periferia, preto e pobre.

Não mudou nada ...

" Manhãs de Setembro" OU Amolecendo o Coração na Segunda Temporada




 E vamos lá para a segunda temporada da minissérie " Manhãs de Setembro, com a direção de Luís Pinheiro e Dainara Toffoli na Prime Vídeo.

Agora, depois da viagem de Gersinho ( Gustavo Coelho) para fazer a prova de matemática, onde estaria disputando um campeonato, o carro quebra, e como está próximo à Morretes, cidade natal de Cassandra (Liniker), ela ou Leide ( Karine Telles)  melhor dizendo liga para o pai de Cassandra que tem uma oficina mecânica para socorrê-los.

Eles acabam indo rebocados para a casa do pai de Cassandra, Lourenço ( Seu Jorge), que está juntado com Ruth ( Samantha Schmutz) que os recebe muito bem.

Cassandra odiou esse momento, pois teve que recordar quando sua mãe a deixou com 3-4 anos de idade e também a fúria dos habitantes da cidade que não paravam de lhe chamar de viado.

Cassandra vem embora para São Paulo antes que o carro fique pronto. Recebe a surpresa da separação de Ivaldo ( Thomás Aquino) e continua no bar de sua amiga Roberta ( Clodd Dias ), que encontra com suas colegas colegas, como Pedrita (Linn da Quebrada).

Os amigos Décio( Paulo Miklos) e Ari ( Gero Camilo) continuam juntos, mas Décio está cada vez mais esquecido das coisas.

Martin'ália aparece em uma ponta como vendedora de motos em uma loja, já que a de Cassandra não tem mais conserto e ela precisa de sua ferramenta de trabalho.

Um dia, Gersinho e sua amiga da escola vão a um sebo e compram 2 LP's da Vanusa para dar de presente à Cassandra, e o dono é Ney Matogrosso.

Gersinho terá uma festa de aniversário. O seu presente é ver Cassandra cantar.

A segunda temporada termina Cassandra indo à casa de sua mãe que não vê desde os 3 anos de idade.

Ela será interpretada por Elisa Lucinda. Vamos ter a terceira ... 

 

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

" Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez " OU Triste Fato Que Abalou Os Anos 90 o Noticiário Brasileiro




 Assisti à minissérie da HBO que está sendo um sucesso em nível mundial: " Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez " de Tatiana Issa e Guto Barra.

O documentário se divide em 5 episódios: "A Noite que Nunca Acabou" ; "Os Assassinos" ; "Mãe Investigadora" ;"De Onde Vieram?" ; "Justiça?".

A minissérie traz uma série de entrevistados, amigos de Daniella ou de Glória Perez: Raul Gazolla, Fábio Assunção, Cláudia Raia, Cristiana Oliveira, Maurício Mattar, Marieta Severo, Wolf Maya, Eri Johnson, Roberto Carlos, Ana Beatriz Barbosa Silva e outros envolvidos na novela " De Corpo e Alma " também falaram sobre o caso, assim como familiares.

Foi bem elucidativo, detalhista e deu ao expectador a exata noção de como tudo aconteceu. Acho que ficou bem claro. A única coisa que não foi esclarecida foi o verdadeiro motivo, que isso será guardado por Guilherme de Pádua e Paula Thomaz para  sempre.

Várias cenas com advogados, promotores, juízes, delegados dos casos elucidam o caso.

Testemunhas fundamentais também foram mostradas, assim como funcionários dos  estúdios de gravação onde Daniella gravava a novela.

O que senti falta foi do pessoal da defesa, familiares, amigos e simpatizantes do casal que a assassinou.

Será que não haviam essa pessoas ?

De qualquer forma, bem emocionante o drama da mãe, e de todos os envolvidos.

No final, nos créditos, o desenlace de tudo e de como estão hoje o casal que assassinou uma atriz que tinha um futuro promissor.

Vale a pena !

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

" Quebrando Mitos " OU Somos Quem Podemos Ser Sonhos Que Podemos Ter



Depois de algumas visualizações a respeito, assisti ao excelente documentário de Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira, " Quebrando Mitos", disponibilizado na internet, no youtube e outros sites destacando a masculinidade tóxica, a homofobia, a misoginia e outras negativas do presidente Jair Bolsonaro.

O documentário muito bem feito, na Califórnia, onde mora Fernando, traz a cidade onde o presidente nasceu, a sua entrada no exército, sua saída por causa de um fato grave, o tempo dele como deputado e suas diversas declarações polêmicas.

Fernando fala também de sua infância, do seu pai, editor da revista Playboy, de sua casa movimentada, das coelhinhas da playboy, da religião de sua família ( judaica), e dos percalços que teve desde sua adolescência até a idade adulta.

Fernando se diz exausto pela finalização do filme, mas acha de suma importância que ele tenha sido finalizado semanas antes de uma eleição que pode mudar a cara de nosso país.

Eu gostei muito. Não conhecia alguns fatos, e com certeza vem para acrescentar.

Ideias são à prova de balas !

" Isaac" OU Uma História Suculenta Quase Para Encharcar




Assisti ao ótimo filme " Isaac" de  Angeles Hernandez e David Matamoros que trouxe uma história surpreendente e dura.

Nacho ( Pepe Ocio) e   Marta ( Maria Ribera ) casados há um bom tempo, que vivem confortavelmente em uma bela casa, não têm um bom momento no casamento. Eles não conseguem ter filhos e isso se torna um objetivo urgente.

O que fazer ? Adotar uma criança? Arrumar uma barriga de aluguel ?

Nesse ínterim, o casal mostra que não está bem na cama, no dia a dia, e que esperam por essa criança para poder quem sabe fortalecer essa relação, ou tudo estará acabado em pouco tempo.

Certo dia, Denis ( Ivan Sanchez), um amigo inseparável de Nacho da infância e adolescência reaparece, depois de um grande hiato, e pede ajuda financeira a Nacho.

Denis está casado com  Carmen ( Erika Bleda), trabalha em um restaurante e seu sonho é montar e ter o seu próprio negócio.

Nacho traz toda a memória do tempo de escola, o relacionamento dos três, pois falta Isaac, que parece segundo os flashbacks ter sido assassinado pelo fato de ser gay e isso machuca muito a Nacho.

O que nos passa é que os três ou os dois eram muito ligados, e que algo deixou de ser realizado nessa bonita amizade antes de se afastarem.

Nacho tem uma ideia e chama o casal de amigos para ver se aceitam. Pode ser bom para os dois casais. Ou não.

No meio de todo esse processo, vários fatos contribuem para um acerto na personalidade e sentimentos de alguns deles.

Como sairão desse processo ? 

História complicada e dura para quem assiste e se coloca no lugar de alguns deles.

Valeu !

   

terça-feira, 20 de setembro de 2022

" Leona " OU Não ! Não Quero Seguir Os Preceitos Judaicos !

 



Depois de uma boa indicação, assisti ao filme mexicano " Leona " do diretor Isaac Cherem que está disponível na Prime Vídeo.

O filme tem uma cena inicial linda : O banho de purificação " Micvê" de uma garota que irá se casar com seu pretendente judeu. Uma festa na família.

Surge Ariela ( Naian González Norvind), uma prima, que parece não estar nem aí para a celebração, tanto é que ao término vai ao seu carro, troca toda a roupa e vai para o seu dia a dia: Pintar murais pelas ruas da Cidade do Mexico.

Ariela é formada em Designer de Arte e é chamada para pintar vários murais. Certo dia, um rapaz vê ela trabalhando e gosta do que vê, inclusive dela. Chama-a  para um encontro e ela vai.

Ele é Iván ( Christian Vazquez), um goi ( não judeu) e aos poucos eles vão se acertando e ficando juntos.


Pronto! Problemas para Ariela, pois sua família não aceita esse tipo de relacionamento e ela pode até ser expulsa de casa e da família.

O namoro vai bem, e Ariela até aluga um apartamento para ter sua própria vida, mas as pressões são grande e dos dois lados.

Tempo !

Ariela, depois de alguns encontros, conhece o judeu Gabriel ( Daniel Adissi), a família vibra, trata-o como se fosse de ouro. Seu pai tem várias lojas na cidade, é rico, e isso basta para a família de Ariela.

Não para ela !

A cena final também é muito bonita.

Mais uma purificação ...

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

" Um Lugar Bem Longe Daqui " OU O Amor à Natureza !



 Todos estavam falando de " Um Lugar Bem Longe Daqui ", filme de Olivia Newman, adaptado do best seller de mesmo nome de Delia Owens.

A família de Kya Clark mora em um pântano em uma pequena cidade da Carolina do Norte, e de repente, pela forma abusiva do pai, vai embora a mãe, a irmã, o irmão, e ela fica sozinha com o pai, que também a deixa por um ataque súbito.


Kya ( Daisy Edgar Jones) fica sozinha na casa e no pântano e é chamada por todos como a garota do pântano: Esquisita, bruxa, metade mulher metade animal e assim, ela que nada tem disso segue a sua vida observando os insetos, animais, borboletas, e desenhando todas essas criaturas que convivem com ela.


Kya é feliz com tudo aquilo que tem, e Tate (Taylor John Smith), seu amiguinho desde criança ali do pântano, cresce e se interessa por ela. Promete amor, mas na primeira oportunidade vai para a cidade grande e não retorna. Kya fica inconsolável.

Nessa época, surge Chase Andrews ( Harris Dickinson), um bem aventurado e abastardo que com seu barco também vai atrás de Kya tentando seduzi-la.

Os dois acabam namorando, mas Chase não a levava para a cidade, não a apresentava para ninguém e isso tirou Kya do sério, até que esse romance também tenha terminado.

Tudo vai mudar no pântano e na cidade, após a morte de Chase Andrews. Caiu da torre, foi empurrado. O que se sabe é que a principal suspeita é a garota do pântano.

Entra o tribunal na história, advogados, e Kya nesse inferno todo, ainda acaba de lançar seu primeiro livro sobre a flora e fauna da região.

O que mais de bonito acontece é a inspiração que Kya nos dá com relação ao amor à natureza. Dá vontade de nos embrenharmos agora e não sairmos mais, com a certeza de que ali seremos felizes.

O mundo dos homens já não é assim. O que o júri decidirá sobre o futuro de Kya? E Tate ?

Nesse tempo todo, Kya teve apenas dois amigos : Marido e mulher que eram donos de uma vendinha da cidade.

Kya fora deixada por todos, não pelo pântano. Merece uma sorte melhor.

Recomendo !