Powered By Blogger

sábado, 29 de outubro de 2022

" O Desconhecido " OU Sombrio e Intrigante Longa Australiano



 Outro filme bem aclamado pela clínica, que está na Netflix é  " O Desconhecido ", do diretor Thomas M. Wright.

O filme é baseado em fatos reais que foi retratado no livro " The Sting : The Undercover Operation That Caught Daniel Morcombe's Killer" de Kate Kyriacou, sobre a morte de um menino em 2002, na Austrália.

O filme começa de uma forma meio estranha e confusa, com Paul ( Steve Mouzakis) puxando conversa com Henry ( Sean Harris).

Ele oferece a Henry entrar em um grupo seleto, não informando muito bem ao certo de que, e Henry aceita. 

Henry vai trabalhar com o Mark ( Joel Edgerton), um cara bem discreto, sem muitas delongas que pede a Henry que fale somente a verdade com ele, se foi preso ou não, quantos tempo, etc .

Os dois começam a andar pra lá e pra cá de carro, entregam pacotes, Henry sempre no carro ou entrando em quartos de motéis e similares para ter um breve encontro com outros supostos chefões dessa organização.

Henry não sabe do que se trata, apenas participa, e na verdade, não faz nada. Não dá para entender como uma pessoa entra para um grupo e não faz nada.

E assim vai seguindo o filme, percebemos que há a participação da polícia paralelamente no caso, e que o suspeito de ter matado uma criança em 2002, é Henry.

As idas e vindas dos dois se seguem até que finalmente Henry fala algo que todos esperavam.

Um jogo perigoso e de paciência, do espectador também, mesmo sabendo que seria esse o enlace final.

Na Netflix.

 

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

" Argentina, 1985" OU Senhor Juiz, Nunca Mais !



 

Assisti um dos filmes que mais vem recebendo o apoio da crítica e mais, com boas notas e avaliações.

É o filme da Argentina para concorrer a uma vaga entre os Melhores Filmes Estrangeiros de 2022 no Oscar 2023.

Falo de " Argentina,1985" de Santiago Mitre. O filme tem a Buenos Aires da época, logo após sair do período da ditadura militar, e que vive ainda nos assombros dos assassinatos, sequestros, torturas e desaparecimentos de pessoas queridas no período de chumbo.

O que está acontecendo então ?

Baseado em fatos reais, o filme mostra que os militares acusados de toda essa barbárie pode ser julgado por uma junta civil e não militar, fato inédito no país.

Eles brigam para isso não acontecer, não reconhecendo essa tal junta civil. Mas todos os nomes estão lá, um a um dos militares acusados.

O promotor Julio Strassera ( Ricardo Darín) entra nessa história como o promotor que irá ser o responsável pelo caso, e que trabalhava na época da ditadura, sendo cerceado obviamente o tempo todo.

Julio é casado com Silvia ( Alejandra Flechner) e tem dois filhos adolescentes.

O caso então é passado da junta militar para a cívil e Julio será o promotor. Com ele, um adjunto entra no caso: Luis Moreno Ocampo ( Juan Pedro Lanzani), um jovem advogado, e filho da direita extremista e de família toda militar.

Com eles, uma equipe selecionada de muitos jovens que percorreram o país em busca de pessoas torturadas e que perderam familiares que deram seus depoimentos, muito importantes para o prosseguimento desse triste processo.

Vamos para a fase dos tribunais: Várias sessões, discussões, depoimentos e a cada dia, mais e mais ameaças são feitas para o grupo do promotor Strassera.

A Argentina, de certa forma e do seu jeito resolve parte desse tempo sanguinário do seu País.

Ótimo filme, muito bem produzido e conduzido, e claro, com um roteiro que todos conhecemos sem surpresas.

No Prime Vídeo.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

" O Rei da TV " OU La La La Ra ... La La La Ra



 Fui conferir a nova série da Star Plus, " O Rei da TV " que conta do começo, da adolescência propriamente dita de Senor Abravanel, até os anos 90.

A série tem a direção de Marcos Baldini, mas foi muito criticada pelos familiares do dono do Baú e também pelos críticos.

Guilherme Reis fez o Senor adolescente, que começou a vida como caixeiro, vendedor ambulante, camelô mesmo, com muita habilidade e esperteza.

Já adulto e empreendedor, entra Mariano Mattos Martins, que casou-se com Cidinha( Roberta Gualda) e foi progredindo, trabalhando na Rede Globo e depois criando sua própria emissora após concessão dos militares.

José Rubens Chachá é que faz o Sílvio Santos que todos nós conhecemos. Agora, casado com Iris ( Leona Cavalli), morando em uma mansão com suas filhas.

Sílvio não para um segundo. E conta com o apoio de Cleusa (Cassia Damasceno) e Roque (Claudio Marcio ), além de seu braço direito Stanislaw ( Emílio de Mello).

Sílvio tem um grave problema na voz, está com um pólipo e terá que se submeter a uma cirurgia. Será que Gugu Liberato ( Paulo Nigro) o substituirá e poderá ser o rei dos domingos?

A série ainda conta com personagens como Pedro de Lara( Ary França), Elke Maravilha, Sônia Lima ( Daniela Paschoal) e Sérgio Malandro ( Gui Santana).

Hebe Camargo aparece no último episódio, Manuel da Nóbrega ( Cacá Carvalho) foi parceiro de Sílvio, Roberto Marinho( Pascoal da Conceição ) e Rossi ( Leandro Ramos e Celso Frateschi).

Larissa Nunes fez o papel de Cleuza na juventude. André Abujamra ( Chacrinha) e Fernando Vigue ( Nelson Ned).

A série mostra as idas de Sílvio para Miami, fazer consultas médicas, as brigas com Iris, o descaso com Cidinha, sua primeira esposa, a briga com Stanislaw, o ciúme de perder os domingos para o Gugu e o apreço que ele tinha com o povo, com as colegas de trabalho.

Olhando para o lado do vencedor, acredito que valeu. Olhando pelo lado pessoal, mostra um Sílvio com defeitos, mas também com virtudes, de qualquer modo, o que fica são suas músicas, seu carisma, sua forma de enxergar o futuro, sua expertise, seu charme, e uma lábia fenomenal.

Assisti bem rapidamente, com interesse, e apesar das críticas, foi bom como entretenimento.

Na Star Plus. 

" Esposa de Aluguel " OU Se Fosse Fácil Assim ...


Assisti ao filme líder do ranking na Netflix: " Esposa de Aluguel " de Cris D'Amato, que tem São Paulo como pano de fundo. 

O filme conta a história do solteirão Luiz ( Caio Castro), que tem até planilha para tempo de namoro. Ele tem até alergia em falar de amor, casamento e morar junto com alguém.

Luiz mora com sua mãe sessentona Dona Carlota ( Patricya Travassos), que insiste em querer que seu filho arrume uma esposa e um emprego também, já que Luiz vive no bem bom e não faz nada além de ter inúmeras ficantes.

Luiz trem três irmãs : Maria Inez Pereira ( Mariana Xavier), uma chata de galocha, Bruna Louise ( Maria Clara Pereira) e Maria Eugênia Pereira ( Fafá Renó).

No dia de festa na casa de Dona Carlota, ela tem um mal estar, vai ao médico e descobre uma doença terminal.

6 meses de vida !

E ela já avisou ao Luiz: Se você não se casar, te tiro do testamento.

Luiz tratou de ir atrás de mudar isso. Conversou com um amigo, que lhe indicou uma esposa de aluguel. É. Isso mesmo. Uma atriz que se passa de esposa. Um amigo gay dele a apresentou em diversas reuniões da empresa e se deu muito bem.

Luiz entrou em contato com Lina ( Thati Lopes), que passa pela pior situação possível: Está prestes a ser despejada de seu apartamento por falta de pagamento do aluguel, e sua peça está em banho maria.

Eles se conhecem, ensaiam texto e concordam em características que Dona Carlota iria gostar da moça.

No primeiro encontro, Lina agrada, mas dá vários furos que não foram combinados. E isso é que ficou legal no texto.

E os dois continuam  a farsa por pelo menos 3 meses, tempo de Luiz, e acabam por usar da criatividade de Lina ( teatro) com a única de Luiz ( Cozinhar). Assim, os dois fazem um combo e vendem para várias ocasiões com teatro e gastronomia. Agenda lotada!.

Luiz não esquece uma de suas ficantes Suellen Gloria ( Polliana Aleixo), e marca alguns encontros, afinal precisa dar uns beijinhos.

Esse é que é o problema. A sempre desconfiada Maria Ines está de olho em qualquer deslize do irmão.

O final é bem gostoso e vira festa !

Taí um bom filme para assistir com todos e passar um tempo light. Deve ser essa a razão do sucesso aqui e no restante do mundo.

No elenco ainda : Carlos Takeshi e Danielle Winits.

Na Netflix.








segunda-feira, 24 de outubro de 2022

" Tu Me Manques" OU Arrependimentos Tardios



 

Assisti ao filme boliviano " Tu Me Manques" do diretor Rodrigo Bellott, que tem uma co-produção norte americana e um título em francês.

Jorge ( Oscar Martinez) está arrasado, pois seu filho Gabriel, acaba de suicidar-se.

Ele entra em seu quarto e dá uma olhada em alguns de seus pertences, abre uma mala, o computador e vê mensagens de um tal de Sebastian, que mora em Nova York.

Jorge chama por vídeo o rapaz e acaba com ele, dizendo ser ele o culpado por tudo. 

 Sebastian ( Fernando Barbosa) ainda não sabia da morte de Gabriel. Os dois haviam terminado o relacionamento antes de Gabriel retornar à Bolívia.

Sebastian ensandecido, foi consolar-se com a amiga Rosaura ( Rossy de Palma).

Enquanto isso, Jorge vai para os Estados Unidos atrás de Sebastian para entender toda essa história, já que o mesmo diz que quem matou Gabriel foi o próprio pai, que nunca o conheceu e nem deu chances para ele expressar-se.

Um mal estar que todos já conhecem e que depois de um tempo vira até espetáculo teatral, onde terá o maior sucesso em Santa Cruz de la Sierra, conservadora como é, mas que acolheu a peça de braços abertos.

Um pouco de homofobia, preconceito, e a não aceitação da família. Histórias comuns e abundantes no meio gay.

Mais um morto.

Na HBO.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

"Las Ranas " OU Amor Incondicional



 

Assisti ao longa em documentário argentino  " Las Ranas " do diretor Edgardo Castro, que aborda a ida das mulheres para a visita íntima em uma prisão uns 50 km de Buenos Aires.

Primeiro, foca em uma delas, o local onde mora, com quem convive, o bom trato de sua filhinha, sua vida social, o dia a dia tentando vender meias nas ruas e nas casas e recebendo muito mais não do que sim.

Passado isso, o trabalho que dá para ir a tal prisão onde está o marido ou namorado, pegando Ônibus, em horário incomum, não dormindo a noite, e chegando com mantimentos para o seu parceiro, além de passar o dia, almoçar, e depois ter um momento de sexo.

Isso é mostrado umas quatro vezes focando 3 ou 4 mulheres diferentes, suas dificuldades e o pior, como elas fazem para levar drogas e celular para os seus respectivos.

Será que em alguns presídios não existe revista das mulheres na entrada?

O documentário não é de muitas palavras, é mais contemplativo, um road movie da cidade para o presídio.

Me chama a atenção de como os presos não têm cara de homens que cometeram algum tipo de crime e de como a família parece considerar normal a presença deles naquele lugar.

De qualquer forma é um bom documentário para vermos como funciona em outros países e refletirmos sobre a situação do sistema prisional.

No MUBI.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

" Pé Na Cova - O Seriado " OU Que Saudades de Marília Pêra !

 


Assisti ao DVD do seriado "Pé na Cova" apresentado na Rede Globo de 2013 a 2016.

É um seriado criado e escrito por Miguel Falabella, com roteiros de Alessandra Poggi, Antônia Pellegrino, Artur Xexéo, Flávio Marinho e Luiz Carlos Góes.


A direção é de Cris D'Amato, e a direção geral de Cininha de Paula.




O elenco fixo era formado por Miguel Falabella ( Ruço), Marília Pêra ( Darlene), Lorena Comparato ( Abigail), Odete Roitman ( Luma Costa ), Tamanco ( Martinália), Alessanderson ( Daniel Torres), Bá ( Niana Machado), Adenóide ( Sabrina Korgut), Juscelino ( Alexandre Zacchia), Luz Divina ( Eliana Rocha), Marco ( Maurício Xavier), Floriano ( Rubens de Araújo),Soninja ( Karin Hils) ,Giussandra ( Karina Marthin).



Em todos os episódio, entram também os atores convidados , que geralmente são os que vão morrer, pois o seriado fala de morte, da funerária " FUI ", ali do Irajá, que está prestes a fechar pois não está morrendo ninguém.


Falta pó de café, açúcar, comida, leite, pão, falta tudo na casa da galera, só não falta o gim da Darlene.
Cada um tem a sua particularidade, mas nenhum ali sabe direito o português, e cada episódio inventam um novo significado para as palavras.


Tamanco tem um romance com Odete Roitman, que faz show de strip tease pela câmera para os japoneses dentro do seu quarto.


Alessanderson é candidato a vereador e só espera o dia da eleição para lançar o bolsa funeral.

Marcão vira Marcona à noite. Uma drag queen em busca de homens e prazer.


Luz Divina é engraçadíssima e só pensa em vender a alma em troca de alguns reais. Está sempre pintada, maquiada e se acha a mais mais do Irajá.

Seu irmão Juscelino, o motorista, é totalmente desorientado.


As meninas do carrinho de lanche, vendem os sandubas com nomes funerários.

Abigail é 30 anos mais nova que Ruço e está grávida dele. 




Darlene vive no gim, e mesmo morando na mesma casa que Ruço, não sente mais nada pelo ex marido.

Ruço comanda a patota toda. E Adenóide, é um grande furo da medicina.



Gostei dos episódios, das músicas, e o estilo que lembra muito o vinil, tão valorizado hoje em dia.

O destaque mesmo é rever as atuações de Marília Pêra, que atriz meu Deus.

Valeu a pena ter pego o meu DVD e assistido o seriado.

  


" House Comes With A Bird" OU Vende-se Uma Casa !

 



Curta metragem de Janicza Bravo, " House Comes With A Bird", parece um comercial de venda de imóveis, já que a mansão de Penn (Natasha Lyonne), uma peruona , casada com o arquiteto Nico ( Pedro Pascal) está à venda, e os donos saem de casa deixando a funcionária Jean ( Kelsey Lu) para mostrá-la a possíveis compradores.

Só que Jean não pode nem comer lá dentro, e nem sujar nada. Mas, ela toca piano, violoncelo, come ovo, brinca com a tartaruga e atende a compradores.

Jean é exótica, assim como os compradores. A mansão é exótica. Há uma arara engaiolada, que segundo o dono pertence a casa e deve ficar ali. Comprou a casa, ficou com a arara. E a tartaruga, enorme, que vagueia pela parte externa.

A piscina é grande e a arquitetura moderna. O curta é uma apresentação da grife Miu Miu.

No MUBI. 

" Letter To My Mother For My Son " OU Geração Feliz


E vamos ao curta metragem de Carla Simon,  " Letter To My Mother For My Son " , que traz uma retrospectiva de fotos e vídeos desde a época de 60, passando pelos anos 80, com mães, avós, filhos e netos e agora a própria, grávida.

Ao fundo, a linda paisagem da catalunã, um mar lindo, um translado de barco mais lindo ainda, dança com locais, reflexões e uma vida pra lá de bucólica.

Hoje, temos o filme Alcarràs, da mesma Carla Simon, que foi o vencedor do Urso de Ouro de Berlim em 2022.

No MUBI. Vale a pena assistir. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

" Adeus, Idiotas " OU Vencedor de 7 Césars, incluindo o de Melhor Filme.


 

Fui atraído pela chamada da Prime Vídeo de ter sido a comédia com maior público no ano passado na França.

Então, voilà !

Assisti ao filme " Adeus, Idiotas " do diretor  Albert Dupontel, que faz com que uma conjunção de fatores una três pessoas diferentes para que possam dramaticamente conseguir uma tarefa bem difícil.

Suze Trappet ( Virginie Efira) que tem o seu salão de cabelereiros, descobre depois de tossir muito com catarro sanguinolento, que está ou com uma doença auto imune ou com uma coisa ruim no pulmão.

Mas, o que ela quer agora nesse pouco tempo que lhe resta é saber onde está o filho que forçaram ela a doar quando tinha 15 anos, engravidou e sua mãe não a permitiu criar essa criança.

Paralelo a isso, um homem de meia idade, JB, hiper, mega, ultra capacitado na área de informática, recebe uma comunicação em sua empresa que ele está ultrapassado e deve ensinar os novos trabalhadores jovens que o substituirão. Ele pira na mandioquinha !

Uma terceira pessoa aparece na trama, justamente no arquivo onde procuram alguma informação desse filho de Suze: O Sr Blin( Nicolas Mariè), que é cego, mas tem uma energia e uma vontade de viver e acontecer maior que a dos outros dois juntos.

Os três saem em busca da descoberta do filho de Suze e aprontam um fuzuê geral, que finalizou com polícia e tudo.

Na verdade, não achei nada muito de comédia, nada de muito dramático, e nada de muito diferente. Até esperava um pouco mais por ser um filme francês.

Esse não me pegou tanto, achei um pouco leve, apesar de ter como temas abandono de menores e  etarismo no trabalho.

De qualquer forma, assistam no Prime Vídeo.