Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

"Idiomas da Tripulação na Travessia Europa- Brasil " OU Torre de Babel



Fazer um cruzeiro sempre pode te acrescentar algo ,principalmente no que diz respeito aos idiomas dos tripulantes, visto a grande quantidade de nacionalidades diferentes no navio.


Assim , pudemos ter a simpatia deles aliada ao conhecimento de algumas frases e palavras de suas nacionalidades .


Começamos com o ROMENO  da excelente  garçonete ADRIANA , que nos atendia todas as noites no restaurante , tendo muita paciência , se esforçando ao máximo para entender o português e aceitando todos os nossos pedidos do menu, mesmo sendo os mais esdrúxulos possíveis , como por exemplo pedir todas as sobremesas e os sorvetes, caso típico de nossa amiga Márcia de Santos .


Em ROMENO , aprendemos :

Ce faci ?     Como vai ?

Bine !         Bem !

Bere           Cerveja

Apaº           Água

Multumesc  Obrigado 

Te rog         Por favor

Buraº dimineata  Bom dia !

Bura Seara          Boa Noite

Cu placere          De nada !



2 Brasileiros e 1 Romeno de boné 


Pudemos também contar com nossos amigos indianos Rajesh e Sahoo ( aquele que levamos ao Cristo ) , o Sahoo mais do lado de dentro do bar e o Rajesh , servindo as bebidas nas mesas .



Em Hindú , aprendemos :

Shukriya               Obrigado

Daya karke           Por favor

Chal yeto me        Tchau

Shu bha prabhat     Bom dia

Shu bha  sandhya   Boa noite

Shu bha ratri          Boa noite ( dormir )


Conhecemos também um indonésio que era uma gentileza e educação de pessoa , que foi o Dwi , que auxiliava a Adriana no restaurante todas as noites .


Em Indonésio , conhecemos :

Terima Karih           Obrigado



A Bulgária  também tinha vários representantes , como as 2 irmãs que serviam bebidas , o alegre garçom que também nos servia na piscina e nos bares .


Em Búlgaro, aprendemos :

Blogodaria  -   Obrigado

Chasha             copo

Molia               Por favor

Dobro utro       Bom dia



Havia também uma garçonete Filipina que me ensinou a palavra : Salamat , que quer dizer  OBRIGADO !


E muitos outros tripulantes do Peru , da Ucrânia , da Bielorússia , da Itália , de Israel ( SHALOM ! ) , o Dj que tinha no passaporte nacionalidade Polonesa , mas era da Argentina , da Macedônia e muitos , mas, muitos brasileiros mesmo , já que com uma nova determinação, só podem entrar navios em terras brasileiras se os mesmos tiverem 25 % da tripulação brasileira .


Foi muito bom conversar com todos eles , saber de suas tarefas, seus anseios , suas reclamações e insatisfações , seus relacionamentos   e o que a MSC  significa em suas vidas .

Valeu tripulação do MSC  POESIA !
     

"Santos" OU Desembarque do MSC Poesia na Travessia Europa-Brasil



Aconteceu o que não queríamos : A chegada em Santos ! Era o fim do cruzeiro e de um sonho de uma vida boa e confortável , com tudo nas mãos , tudo do bom e do melhor .


Depois de termos deixado as malas fora da cabine à meia noite do dia anterior , aproveitamos ao máximo a última noite e fomos dormir .


No desembarque , fomos para o local referido , e esperamos a liberação , depois de termos pago a conta .


Um pouco de histeria por parte dos franceses , que deram um show de baixaria na hora de pagar a conta e da liberação . Eu nunca vi nada igual assim , me deixando definitivamente a impressão de que eles , os franceses , são um dos piores povos do mundo , conclusão tirada por mim nesses 20 dias de convivência no navio .



Ao sair do navio , pegamos nossa bagagem , e o irmão do Daniel com sua esposa Cláudia nos esperava para levamos .



Fomos ao hotel que eles tinham reservado em Santos , deixamos as malas e mais um dia de sol , mar e umas bebidinhas ...


No período da manhã, ficamos ali mesmo em Santos , mas, após o meio dia , pegamos a balsa e fomos ao Guaruja , na Praia da Enseada e passamos a tarde toda lá .

Estava muito gostoso, não tinha muita gente e aproveitamos bem .

À noite , curtimos as lojinhas próximas ao hotel , os shoppings , comemos uma porção de provolone a milanesa muito gostosa no restaurante do nosso hotel , tomamos banho e fomos para mais um passeio .

Agora era com as praianas Ana Maria e Márcia , que nos levariam ao Clube dos Ingleses para ver a Banda Blow UP .


A Ana Maria nos buscou com sua Mercedes e chegamos ao clube. Pagamos 20 reais para entrarmos , e sentamos em uma boa mesa , que a Ana Maria tinha reservado .

Começa o show , e apesar do meu cansaço , de estar com o corpo quebrado , sem dormir, me despertei um pouco com a apresentação da banda , que já é conhecida do pessoal de Santos , e que fez muito sucesso em outras épocas .

Eles fazem um show perfeito , com um som limpo e com os vocais maravilhosos . Fiquei fã !

Duas e meia da matina, tiramos o time de campo, pegamos um táxi e Eu , Daniel e Márcia fomos embora .

Despedimos da Márcia e ainda fomos pedir umas esfihas e kibes em uma pastelaria que estava aberta , para comermos no quarto do hotel.

No dia seguinte, no café da manhã, tiramos ainda algumas fotos no restaurante do hotel que era panorâmico e pegamos a estrada .


Fim da viagem !

Espero que tenham gostado do roteiro e se quiserem perguntar por algo, estou à disposição .

Ainda farei algumas postagens extras sobre o comportamento das pessoas no navio, os idiomas e as palvras aprendidas , principalmente com a tripulação e sobre os filmes que assistimos lá .

Até mais !

"Rio de Janeiro " Ou 10ª Parada da Travessia Europa -Brasil


Agora é a vez da Cidade Maravilhosa !


Percebi que os turistas estrangeiros e a tripulação tinha uma ansiedade muito grande em conhecer o Rio de Janeiro , que com certeza é a cidade com maior destaque do Brasil lá fora .


A chegada não foi muito boa, pois chovia , o céu estava bem cinza , mas, íamos fazer o nosso passeio , que a priori excluía o Cristo , pois já tínhamos conhecido das outras vezes .


Mas, quando saímos do navio, 2 tripulantes do navio , o Sahoo ( um indiano ) e um colega dele um indonésio , nos viram como sua salvação , pois queriam que os ajudasse na compra de um passeio para o cristo de táxi.


A Lagoa e o Pão de Açúcar 



O Heliporto



Vista do Heliponto 


Lagoa Rodrigo de Freitas 



Só que o taxista pedia muito caro o valor para levá-los : Apenas US350  ! E eles estavam com dúvidas, foi aí que entrei e falei com o taxista que isso era um absurdo , que eles eram empregados do navio , não ganham dinheiro fácil e o que é quase 800 reais para levar 2 pessoas até o cristo ???



Raro momento em que foi possível tirar uma foto com o CRISTO  ao fundo 


O taxista não gostou é claro , foi embora, e foi aí que entrou um outro na jogada , pedindo 300 reais para o passeio e aí entramos eu , Ana Maria e Daniel , que não queríamos ir , mas para a satisfação do desejo dos meninos , acabamos por fazer para levá-los .



A Igreja da Candelária




A Fachada ...




O taxista era um ex jogador de basquete , muito simpático , conversamos  bastante , ele nos levou no mirante Dona Marta , onde pudemos ver a comunidade logo abaixo , no mirante  do heliporto , onde se vê  o Pão de Açúcar , a Lagoa Rodrigo de Freitas e toda aquela silhueta do Rio , ponto que eu não conhecia .


O ponto final seria subir até o Cristo , onde paramos para tomar a van ( 38,00 ) por pessoa ida e volta .
Chegamos lá em cima e a visibilidade não estava boa , mas, conseguimos fazer algumas fotos com o Cristo , não com a cidade lá em baixo que estava toda coberta .

Sempre que vou ao Rio , não consigo dia bom para essa visão ...

Os meninos adoraram a visita , ficaram encantados com o Cristo , tiraram fotos e para eles valeu muito a pena .

Voltamos para o táxi e em seguida chegamos ao navio .




Cadeiras onde sentou a Rainha Elizabeth 



Pegadas da Fama ...


Vista da Tribuna 



Panorâmica 



Um sonho ...


No setor da imprensa 



Área dos Camarotes 



O conforto das poltronas ...



Selfie ...


Como era apenas meio dia , os meninos voltaram para trabalhar no navio e nós continuamos nosso passeio , agora à pé .



A banheira do vestiário 



Os módulos individuais de cada jogador no vestiário ...


Fomos até a Igreja da Candelária , que é muito bonita por sinal , andamos por ali , e fomos até o Saara e um centro popular de compras , onde fizemos algumas boas compras .


Depois , pegamos um táxi e fomos até o Maracanã , lugar que eu não conhecia .



Cena igual acontecia quando o jogo ia começar na Copa do Mundo ...


Tiramos fotos na frente do estádio e depois entramos , primeiramente no museu , muito legal e depois fomos conhecer a sala de imprensa , a tribuna , entramos na arquibancada , fomos aos vestiários , e no final , entramos no gramado , no banco de reservas e tiramos fotos igualzinho nos jogos da copa do mundo .


Voltamos de táxi ,e entramos no navio  para aproveitar ainda a piscina .


Foi um ótimo dia , principalmente pelo fato de termos realizado um desejo de  outras pessoas e colocado na frente dos nossos  . Fiquei contente com a nossa atitude .


É isso aí, cada dia conhecendo um pouco mais do Rio de Janeiro ...


Bora pra Santos !