Powered By Blogger

terça-feira, 29 de agosto de 2017

"BR 716" OU Comportamental !



Assisti ao filme de Domingos de Oliveira, " BR 716" , vencedor do Kikito de Melhor Filme o ano passado 2016, em Gramado.


O longa, passado no Rio de Janeiro, em Copacabana, na Rua Barata Ribeiro, número 716, no apartamento de Felipe ( Caio Blat).




O apartamento dado pelo pai ( Daniel Dantas) ao filho que formara engenheiro e casara-se (Maria Ribeiro ) tinha uns 250 m2 , e era o local das mais loucas e alucinantes festas psicodélicas dos anos 60 .




Isso porque, Felipe se separava, já que sua mulher o trocara pelo meu amigo (Àlamo Facó), uma apunhalada nas costas do então engenheiro que queria ser escritor, e não ganhava um centavo atualmente, vivendo somente do dinheiro de herança de uma avó.


O pai, preocupado com a bebedeira do filho , do dinheiro que não entrava , foi ter uma conversa com o mesmo, não adiantando em quase nada .




Felipe fazia festas homéricas no apartamento que durava mais de  24 horas, com bebidas, música, seus amigos, sexo , uma esbórnia geral . Tinha até a dança da cordinha !






Regado à amizade, mulheres, amor, poesia e a boemia , Felipe era adorado por todos, e nutria um sentimento enorme às mulheres que amava, e agora era a vez de Gilda ( Sophie Charlotte) que também conhecera em uma de suas festas.




Gilda queria ser cantora e encantava com seu charme . Felipe era louco por ela . Mas tinha também uma outra mulher , que conheceu também em seu apartamento em uma das festas , que ele ficou louco ....e assim era sua caminhada ...



Toda essa psicodelia e balbúrdia somente acaba com o início do golpe de 64 , retratado com algumas cenas reais.




Ótimo filme, ótima fotografia, ótima atuação de Caio Blat ( pra variar) e perfeito em avaliarmos o comportamento humano numa época que não voltará jamais.




Valeu a pena !




Eu recomendo !  




"BR716" - Domingos de Oliveira

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

"Apocalypse Now" OU O Fim do Mundo Para Leigos






Assisti nesse final de semana, a comédia "Apocalypse Now" - O Fim do Mundo Para leigos, no Theatro Pedro II, uma opereta de Adrian Steiway, baseada na Commédia Dell'arte italiana.





Então, vamos lá, porque o que nos espera são personagens com máscaras , com figurino todo jocoso e colorido , com representação estendida e ampliada , que de uma forma ou outra nos farão rir .




O elenco é formado pelos italianos Roberto Andrioli e FabrizioCheccacci




O cenário é bem interessante e bonito , assim como o figurino dos atores.



Assisti a toda passagem de som e texto , assim como a marcação , e percebi que algo não iria dar certo com tantos detalhes.



E aconteceu ! Alguns erros técnicos, principalmente no início do espetáculo, com legenda, tela de computador , rotonda , som e telão , mas, que não prejudicou em nada o espetáculo .




Esses são detalhes que só os mais exigentes e aqueles do meio teatral percebem  e comentam.





O que valeu mesmo foi a grande interpretação dos atores em cena .





No final, Adrian Steinway, o diretor , ainda diz que é prata da casa , ou seja , é cidadão de Ribeirão Preto , o que é uma grande honra para nós .






A parte que mais gostei foi quando as bolinhas circundaram o corpo do falastrão , como se fora uma máquina , dando um efeito visual bem legal





A parte da filha também é bem engraçada , com cenas hilárias , com selfies  e tudo mais.




Valeu a pena ! 

terça-feira, 22 de agosto de 2017

"Gatos" Ou A Relação dos Felinos com os Habitantes de Istambul





Descobri esse filme na programação de cinemas da Folha de São Paulo, cotado como ****, e exibido no Espaço Itaú de Cinemas em São Paulo.


"Gatos" da diretora Ceyda Torun , é um documentário sobre os gatos . Eles são os protagonistas do filme, em carne e osso .




Bem diferente , de um filme de animação , você vê realidade, e pela primeira vez  eles foram homenageados.




Além de você assistir um filme sobre centenas desses bichanos, você ainda tem a linda e misteriosa Istambul como pano de fundo, pois o filme é rodado na cidade que vive intensa relação de proximidade com eles.




Istambul não é a mesma sem os gatos. Eles são muitos e perambulam por ela 24 horas por dia.


Que bom recordar do Bósforo, dos minaretes, da Santa Sofia , das ruelas e daquele mundaréu de gente caminhando pelo calçadão famoso .




As imagens são belíssimas, e aqueles olhos dos gatos mais ainda.


O filme fala da personalidade dos animais, de como vivem, o que comem , qual a relação deles com seus donos , seus amigos, suas habilidades e a diferença deles para com os cães.




Muito bom o longa para quem gosta de gatos , como também para quem não os curte.


Valeu a pena !




Eu recomendo !




"Gatos"- Ceyda Torun

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

"Timbuktu" OU Grupos Fundamentalistas Religiosos no Mali







Asssiti ao aclamado filme " Timbuktu" , que fala de uma aldeia no deserto do Mali , onde grupo fundamentalistas religiosos dominam a área.






Muito triste viver nessa sociedade radical, onde a música, o riso, o cigarro e o futebol têm que ser banidos , as mulheres devem usar meias, luvas ...






Assim, o filme do diretor Abderrahmane Sissako nos mostra exatamente como é viver em uma sociedade marcada pelo medo e pela contenção desses grupos .






Kidane (Ibrahim Ahmed), que é casado com Sátima ( Toulou Kiki) , têm uma filha , Toya e também o pastorzinho Issan que pastoreia as vacas da família.






De repente, o pescador Amadou mata GPS, a vaca mais querida do casal, e Kidane vai tirar satisfações matando o pescador.






KIDANE




O grupo acaba por resgatar Kidane e o impõe às leis do regime, com a pena de morte .






O filme mostra várias execuções trágicas e horrendas , contrastando com a linda fotografia e cenário do local .






Vale a pena conhecer um pouco mais desse povo, e dessa página triste de nossa gente ,que sofre outros perrengues, diferentemente dos nossos.






Eu recomendo !






...


"Timbuktu"- Abderrahmane Sissako

"Bear City" OU Cidade dos Ursos







Vi essa indicação sobre esse filme, e tive a curiosidade de assisti-lo. Os atores inclusive vieram ao Rio de janeiro para a promoção do filme .






Trata-se de "Bear City" que na realidade tem uma trilogia , e esse é o primeiro da série , em que retrata o mundo dos ursos , suas denominações , afinidades , o mundinho particular , assim como todas as frustrações .






Na Nova York movimentada , um grupo de amigos se encontram sempre nos bares , em que paqueram, curtem , e arrumam novos pares .








É assim o cotidiano de Michael ( Gregory Gunter) o mais urso dos ursos, Carlos ( James Martinez)seu parça ; Fred ( Brian Keane) e Brent (Stephen Guarino) , além de Roger (Gerald Mc Cullouch), o diferentão, o Dead , o cobiçado garanhão da turma .






Um novo integrante passará a conviver com o grupo: Tyler ( Joe Conti), que sai do apartamento em que morava com o amigo Simon ( Alex di Dio) e vai morar com Fred e Bent.






O Motivo : Adora um urso ! E se apaixona pelo Dead Roger .




A caminhada não será fácil até a conquista do garanhão Roger , mas, vai tentar com a ajuda de todos.






Filme alegre , didático e bom para passar a tarde sem nenhuma pretensão.




Valeu a pena !






Eu recomendo !

"Afterimage" OU A Luta Contra o Realismo Socialista





Bem consistente o último filme de Andrzej Wajda , diretor de "Afterimage" , representante da Polônia a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.




Primeiramente, a definição de Afterimage , que é um fenômeno em que uma imagem continua a aparecer na visão de um indivíduo mesmo que o contato com essa figura tenha sido interrompida.






Assim é a luta do maior pintor e artista polonês do século passado, Wladyslaw Strzeminski(Boguslaw Linda) , com sua visão modernista da arte , luta e se opõe ao realismo socialista, que não apresenta nada de arte, e apenas visa propagar os ideais soviéticos.






O filme humilha o tempo todo o pintor polonês, desde que ele rasgou um retrato gigante de Stalin que estava na parte de fora de sua janela.






A partir daí, a polícia não deixou o artista em paz, perseguindo-o e acabando com todas as suas obras, exposições , e locais onde tinha a assinatura do artista.






Como um ótimo professor na Escola de Arte do Lódz , adorado pelos alunos , acaba por ser demitido e perseguido .






Morando num apartamento e sem dinheiro para pagar o aluguel, o pintor fica a míngua , chegando a lamber o pouco que tem no prato .






Nem os alunos, nem sua filha Mika ( Bronislawa Zamacho) conseguiram tirar o pintor da miséria .


Seu estado piora tanto, que vem a falecer de uma tuberculose.






Gostei muito de ter conhecido a história do pintor polonês, que mesmo sem uma perna e um braço, lutou bravamente a favor da arte .






Valeu muito a pena!




Eu recomendo !