Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de junho de 2024

" Bratri " OU Irmãos


 

Assisti ao filme indicado pela República Tcheca ao Oscar 2024. " Bratri" dirigido por Tomás Masín.

 O filme traz os irmãos Josef ( Oscar Hes)  e Ctirad Masín ( Jan Nedbal), filhos de Josef Masín que ofereceram resistência armada contra o regime comunista na Tchecoslováquia durante o período 1951-1953.

Eles moram com a mãe Tatiana Dykova Vilhemová e a irmã  Karolina Lea Novaková.

Os irmãos e seus amigos estão sempre organizando e pensando algo para melhorarem as coisas na Checoslováquia.

A polícia está sempre em cima, e certas vezes tira a casa, prende alguns elementos, como em qualquer ditadura política.

O problema é que para eles chegarem ao ponto que eles desejam, também têm que matar e eliminar a parte opressora, e isso não deixa de ser igual ao que o governo faz.

O filme é muito bom, eu sou apaixonado pela República Tcheca, e assisto tudo com muita atenção aos detalhes.

Vale a pena assistir ao filme e conhecer um pouco da história desse povo tão sofrido na era do comunismo russo. 

" Livre " OU Wild "


 Assisti mais um filme na Netflix que ira sair do catálogo. Dessa vez foi " Livre " de Jean Marc Vallee.

É a história de Cheryl ( Reese Whiterspoon), que vai fazer a trilha da costa do pacífico sozinha para um autoconhecimento e para espantar alguns monstros adquiridos durante esses seus poucos anos de vida.

É nessa caminhada que vemos a infância dela ao lado do irmão cuidados pela mãe Bobbi ( Laura Dern).

Foi uma infância difícil principalmente por causa do pai tóxico e agressivo que tinha e que batia na mãe, e que quando a deixou, eles tiveram que dar um duro para se sustentarem.

Cheryl leva um mochilão para essas milhas e milhas e não será fácil.

Veem também as lembranças dos homens que tiveram relação com Cheryl, o complicado relacionamento com o marido e o uso de heroína.

E segue o percurso, encontra outros trilheiros, sofre com os pés, com a neve, com o calor, e bola pra frente.

Gostei muito do filme e das lições que ele nos traz através de alguns toques.

Deveria tê-lo assistido  antes.


quinta-feira, 27 de junho de 2024

" Upgrade" OU No Mundo das Atualizações


Assisti mais um  filme que irá se despedir do catálogo da Netflix esse mês: " Upgrade " de  Leigh Whannell.

O longa traz a tona o mecânico e fanzaço de carros Gray Trace ( Logan Marshall), que tem uma casa toda automatizada e é casado com Aisha ( Melanie Vallejo), que trabalha em uma empresa de tecnologia.

Aisha tem um carro todo modernão, onde ela fica em um banco sem colocar a mão no volante. Ele dirige automaticamente, fala com ela durante o percurso, é massa demais.

Ao chegar em casa certa noite, Gray a convida para levar o carro de um cliente que ficou pronto e disse que ela conheceria uma puta de uma casa.

E não é que a casa do cara era surreal mesmo.

O bilionário tem uma nova invenção que irá revolucionar o mundo: Um chip que faz de tudo.

No caminho de volta Gray e Aisha têm um acidente e eles acabam caindo em uma emboscada.

A partir daí, a vida de Gray toma novos rumos e esse bilionário lhe oferece o tal chip para implantá-lo através de uma cirurgia na coluna.

E o filme toma uma nova postura, com Gray se regenerando e fazendo de tudo para se vingar do que lhe aconteceu assim como com Aisha.

Muito legal e com muita ação, é um bom filme na Netflix para se assistir.

 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

" Palavras Nas Paredes do Banheiro" OU Um Pouco de Esquizofrenia


 Bom então vamos lá para com os filmes que estão saindo da Netflix : Começando com " Palavras Nas Paredes do Banheiro",  filme dirigido por Thor Freudenthal.

Adam ( Charlie Plummer) é um estudante do ensino médio que começa a ter alucinações auditivas e visuais e por causa de um acidente no laboratório da escola, vai ao psiquiatra que lhe faz o diagnóstico de Esquizofrenia.

Ele muda de escola para não sofrer mais bullying dos colegas pelo fato ocorrido e é aceito em uma escola cristã.

Os medicamentos usados não fazem efeito, e continua tendo um jovem todo despojado , uma menina e um batalhão de homens armados aparecendo para ele e falando com ele.


Uma nova droga está sendo testada para a doença e a mãe Beth (Molly Parker) quer que ele participe do experimento.

Adam experimenta sim, com receio dos efeitos colaterais e aos poucos vai melhorando suas condições com remissão completas dos sintomas.

Só um problema: Os efeitos colaterais da droga ficam insuportáveis, como é o caso dos tremores.

Adam nessa nova escola, de cara faz amizade com a melhor aluna da turma: Maya ( Taylor Russell), que troca serviços acadêmicos por dinheiro em um banheiro interditado, onde você vê várias frases impublicáveis em suas paredes.

Maya com o tempo ajuda muito Adam, principalmente em Matemática, mas em troca de dinheiro, já que tem que ajudar em casa.

Os dois têm segredos a serem revelados e isso lá pra frente pesará um pouco para cada um, já que os sentimentos estão crescendo entre eles.

A mãe de Adam conhece outro homem , Paul ( Walton Goggins) e vai até ter um bebê com ele.

Parece que as coisas estão mudando na vida de Adam. Ele quer ser um grande Chef de Cozinha, e para isso precisa terminar seus estudos nessa escola.

Acho que é um bom filme para podermos discutir esquizofrenia na juventude e suas consequências.

Valeu !

terça-feira, 25 de junho de 2024

" Back To Black " OU Cinebiografia de Amy Winehouse


 Bom, depois de inúmeras críticas, esperei baixar a poeira e fui assistir ao filme    " Back To Black " dirigido por Sam Taylor-Johnson e tendo como um dos produtores o próprio pai da Amy.

Então, para quem gosta de uma ficção, e assiste a filmes todos os dias, acho que dá para passar uma história, mesmo que essa tenha sido superficial e não entrado em pontos nevrálgicos importantes.

Porém, quem conhece a cantora, é fã, e sabe o que aconteceu nesses poucos anos de artista da moça, ficou decepcionado com a bagunça e a omissão de fatos que fizeram em um roteiro confuso e omisso.

Mas, vamos lá. Amy ( Marisa Abela) é retratada como adolescente, apaixonada por sua avó Cynthia ( Lesley Manville), que desde pequena sempre cantou e se destacou pela sua voz.

Nas reuniões da família judia, onde cantavam ,lá ia ela dar uma palinha, e o início nos bares, fizeram que logo ela fosse descoberta por visionários que a contrataram para uma gravadora.

Amy sempre foi daquele jeito: Do jeito dela. Uma personalidade própria, não influenciada por ninguém, entra em um relacionamento com Blake ( Jack O' Connell), o grande amor da sua vida.

Só que Blake era usuário de drogas pesadas, e o relacionamento era tóxico, os dois competindo quem mais era louco, Amy bebia demais, tinha o problema da auto mutilação e da bulimia e assim vai.

Amy a cada dia vai fazendo mais sucesso e os paparazzi não saem do pé da janela da casa dela, pois tudo que a envolvia era notícia.

Esse fato foi um inferno até a sua morte.

Amy foi para os EUA, e voltou para Londres no funeral de sua avó. O seu pai, taxista, era o que ainda ela tinha como muleta.

Amy a cada música arrebenta nas paradas , ganha prêmios, e alcança o ápice com o grammy.

Blake vai preso. Amy se perde. Pede que o pai a leve para a reabilitação. Amy volta.

Blake não a quer mais. Amy fica limpa. Se perde. Seu mundo não tem mais nada.

Amy tem uma overdose. 

segunda-feira, 24 de junho de 2024

" Sebastian " OU Jovem Escritor e Também Michê


 Por uma indicação forte de um cinéfilo e crítico de filmes, assisti ao filme " Sebastian " escrito e dirigido por Mikko Mäkelä.

Achei bem diferente de outros filmes do gênero e concordo com ele que fazia tempo não aparecia algo tão bom.

No filme Max ( Ruaridh Mollica), um jovem aspirante a escritor em Londres, começa a viver uma vida dupla como profissional do sexo para pesquisar seu romance de estreia. Ele faz um programa e chega em casa e escreve todo o processo que passou e bem detalhadamente.

Na editora, ele diz que faz entrevistas com profissionais do sexo, e assim seu livro progride dia após dia, pois ele é viciado em um aplicativo de sexo e procura sempre por pessoas mais velhas, ou quase sempre, pois em uma noite apareceu em uma casa onde o grupal era a bola da vez.

Max se submeteu a ele e também ao uso de drogas ,o que o fez adormecer e perder uma importante reunião na editora.

Ele interrompe qualquer conversa no meio profissional por um click chamando - o para um encontro, pois apesar de grana no bolso ele tem algo que o faz praticar esse negócio.

Max vive sozinho, e vez em quando procura a mãe, que se preocupa com o caminho que o filho vem tendo.

A competição na editora e no mundo literário é feroz. Max tem seus altos e baixos, mas também no mundo do sexo, além de vazio é podre também.

Max chegou a ficar em Bruxelas sem carteira, sem documentos e dinheiro.

Ele tinha um só objetivo: Publicar o seu livro com todas essas histórias.

Ele tinha um álibe e daquele jeito, muito mais velho que ele ( Jonathan Hyde).

Gostei muito do filme. Acho que retratou fielmente nosso mundo fluido e líquido principalmente no que tange à pratica sexual.

Recomendo !

" Saudosa Maloca " OU Saudoso Adoniran


 Assisti ao simpático filme " Saudosa Maloca " de Pedro Soffer Serrano, e gostei muito do arquétipo do filme.

Claro que a atuação do trio Paulo Miklos, Gustavo Machado e Gero Camilo já garante mais da metade de sucesso. Os três atores são fantásticos.







O filme todo ele remendado ali na Vila Itororó, na Bela Vista, em São Paulo, conta a história dos três amigos sem dinheiro, mas com muito samba para cantar no bar e muita malandragem para não trabalhar no caso de Matogrosso ( Gero Camilo) e Joca ( Gustavo Machado).

O Adoniran ( Paulo Miklos) era o mais sérios dos três, e tentava a todo custo colocar um samba dele nas rádios.

O longa também traz a disputa por Iracema ( Leilah Moreno) entre Matogrosso e Joca, além do garçom vivido por Sidney Santiago, a quem Adoniran contava toda a história já aos 72 anos.

É claro que vamos ter no gran finale, a execução da música título do filme e agente canta junto.

Valeu !

 





sexta-feira, 21 de junho de 2024

"Garoto " OU Filme de Júlio Bressane/ Dia do Cinema Nacional


 Então, dia do cinema nacional, fui buscar " Garoto ",  esse filme do Júlio Bressane, baseado no conto "O assassino desinteressado Bill Harrigan", incluído no livro “História universal da infâmia” (1935). 

O conto, por sua vez, é livremente inspirado em Billy the Kid, o lendário fora-da-lei do velho oeste americano.

Mas, não espere nada de uma tradicional história e sim uma versão da cabeça do diretor, que com um bosque, morros, praia, água e um homem ( Gabriel Leone) e uma mulher ( Marjorie Estiano) estrelam um filme.

Ela declama, ela fala, ela imagina, ela pergunta para ele, e ele não responde, não fala , apenas a segue.

No meio do filme vão para a casa de uma amiga dela ( Josi Antello). Lá, ela pede que os dois transem.

Esse ponto é o de mudança no filme. Muda a vegetação, torna-se árida, seca mas os dois se encontram novamente e caminham juntos.

Difícil entender um filme de um diretor que eu não conhecia e não assistia. 

O bom que sempre tem a primeira vez. 

Gosto muito do cinema nacional e não passo uma semana sem os ver. 


quinta-feira, 20 de junho de 2024

" Uma Herança Inusitada " OU O Vovô Piadista



 Assisti ao filme polonês " Uma Herança Inusitada " que está disponível na Netflix e é dirigido por Sylwester Jakimow que traz um enigma tipo Agatha Christie para ser descoberto em uma mansão no meio de alpes nevados.

É que o excêntrico apresentador de game show, já aposentado e bilionário  Władysław morre e anuncia a seus sobrinhos que deixou um testamento e uma herança enorme para eles.

Todos saem de suas cidades, pegam seus companheiros e filhos e vão para o local.

Como não se veem há 20, 30 anos se assustam no primeiro encontro em um posto de gasolina, e já trocam as primeiras farpas.

Um deles tem sua mulher que o trai e dois filhos, a outra namora um cara 20 anos mais jovem que ela, e o outro sobrinho é gay e leva seu companheiro de 6 anos.

Chegando à mansão, eles descobrem que o tio ainda está vivo, e que eles participarão de um game para ver quem ficará com as patentes dele, já que o imóvel ele doará para um orfanato, para espanto de todos.

Acontece que já no primeiro dia, depois de muitas brincadeiras do tio com relação à morte, ele morre de verdade, ou alguém o mata.

Aí, além do jogo corre em paralelo uma investigação de quem o teria matado.

Um bom entretenimento.

Na Netflix.

terça-feira, 18 de junho de 2024

" Crianças Do Sol " OU Filme Iraniano Indicado Ao Oscar de 2021


Esse é um bom garimpo que está no Prime Vídeo. E em se tratando de cinema iraniano, é sucesso na certa.

Trata-se de " Crianças do Sol "  de Majid Majid,  filme Iraniano Indicado Ao Oscar de 2021, que te traz algumas crianças realizando vários furtos como rodas de pneus e outros para ganharem um troco na pobre Teerã.

A turminha tem iraniano, mas tem também afegãos e o contato com os bandidos mesmo que indicam aos meninos o que roubarem.

Agora, eles vêm com uma história de que no porão da escola tem um tesouro escondido, e querem que as crianças se matriculem na mesma e vão atrás da fortuna.

Ali ( Ruhollah Zamani) é o cabeça da turma, o mais descolado e o protagonista de toda a história.

O menino rouba a cena com o seu carisma, com suas caras e bocas e com sua atuação perfeita.

Na escola Ali tem a simpatia do vice diretor ( Javad Ezati) e juntos fazem uma boa dupla em termos do bem claro.

Na malandragem, Ali começa a cavar o túnel junto com um de seus amigos e enquanto isso os problemas na escola vão surgindo, até que um dos funcionários descobre que Ali está ali e quer também esse tesouro.

Quem ficará com ele ?

E o que tem nesse tesouro escondido?

Um bom filme, com a cara do cinema Iraniano, no Prime Vídeo.