E vamos falar agora de " Vitória " de Andrucha Waddington, baseado na história real de Joana da Paz , uma idosa que denunciou uma quadrilha de tráfico e policiais corruptos através de filmagens feitas da janela de seu apartamento no Rio de Janeiro.
Nina ( Fernanda Montenegro ) comprou essa filmadora após ter ido várias vezes ao batalhão de polícia e à delegacia e eles falarem que ela precisaria ter provas sobre aquilo que estava contando, então foi assim que decidiu ter a ideia de comprar essa câmera e gravar tudo de sua janela.
Pessoas comuns armadas, crianças envolvidas, mulheres, drogas indo e voltando, assassinatos, policiais e major envolvidos, tudo isso foi material que serviu para abrir investigação pesada na rua da Misericórdia, no Rio de Janeiro.
Dona Nina era uma ex empregada doméstica e seguia com seu trabalho de massoterapeuta.
Certo dia, vendo uma reportagem na TV, foi até a INPOL procurar uma doutora e deixou suas fitas lá.
O repórter policial Flávio ( Alan Rocha) analisou tudo e viu que aquilo daria o maior furo da época e primeira página em jornais, só que precisaria de proteção para a Dona Nina.
Flávio e Nina viraram amigos, assim como a vizinha de apartamento Bibiana ( Linn da Quebrada).
Outro que frequentava a casa de dona Nina era Marcinho ( Thawan Lucas ), que a ajudava com os pacotes e despesas para levar até sua casa em troca de uns trocos e pedaços de bolos.
A trama começa a esquentar a partir do momento que todos ficam sabendo das filmagens e o caldo entorna para dona Nina.
A polícia precisa agir rápido para que a criminalidade não a tire da cena.
Fernanda Montenegro é espetacular. Não preciso falar mais nada. Gostei também da Linn da Quebrada, que tem que pegar esse gancho e segui fazendo filmes.
No telecine.