Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2014

"Test" OU A Hora da Verdade


Assisti ao filme "TEST" , do diretor Chris Mason Johnson , filme que mostra os anos de 85 , em São Francisco , na época da AIDS , onde começam a ser feitos os testes para diagnóstico da doença.


O filme é bem legal para aqueles fãs da dança, já que retrata um grupo de dançarinos de São Francisco , e você tem várias cenas com os dançarinos em suas exibições, treinos e convivência .


A trilha sonora também vale a pena ser destacada , principalmente a músicia final Smalltown Boy - Bronski Beat .


A história mostra um dançarino que trabalha como substituto em uma companhia de dança , e está sempre "cabreiro" com seu corpo , em virtude das alterações que a AIDS acomete em seus doentes.


Frankie ( Scott Marlowe) é um rapaz solitário, vive com um amigo em um apartamento bem transado , mas, que vive atrás de capturar um rato que vira e mexe aparece em seu apartamento .


Frankie vive os seus dias com o seu walkman , ouvindo suas músicas e indo à companhia de dança para ensaiar .


O ensaio nem sempre lhe favorece, já que o diretor da companhia às vezes o critica pelo fato de não agir como homem em suas apresentações e ensaios .


Frankie tem um "amigo " na companhia que sempre o interpela por alguma coisa , mexe com ele a respeito de sua sexualidade . Esse é Todd ( Matthew Risch), um bom vivant , que aos poucos se aproxima de Frankie com seu jeitão despojado .


Certo dia , um dançarino fica doente , (será mais um acometido da AIDS ?) e Frankie é convocado para substitui-lo .

E faz muito bem , sendo muito aplaudido e aclamado pelos seus colegas e até o diretor da companhia .


Frankie sai às vezes para beber uma e usar uma droga com Todd , e numa dessas numa boate conhece um cara que o leva para seu apartamento e acontece mais uma transa .

Dias depois , o rapaz liga para Frankie , ou melhor , deixa recado em sua caixa postal , dizendo que seu teste tinha dado positivo e ele sairia da cidade .

Frankie se desespera , e hesita um pouco para se testar , já imaginando o dia do resultado , e verificando o seu corpo todos os dias se alterava em alguma coisa .( aparecimento de manchas e lesões  ) .


Chega finalmente o dia em que se testa e vai buscar o resultado , mas que dessa vez ele consegue se escapar , dando negativo .

Numa outra saída com Todd , os dois comentam ter feito o teste e serem negativos , resolvendo então ficarem juntos , ir para a cama .

Será mais um parceiro na vida dos dois ou a AIDS fará brecar essa fila, fazendo com que os dois fiquem juntos ?


Filme leve, apesar do tema , e muito legal na parte da dança contemporânea .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Test" - Chris Mason Johnson

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"O Varal II : Cartas A Um Vagabundo" OU Teatro , Poesia e Música : Tudo Junto e Misturado


Assisti nesse último domingo 28/09/2014, na Sala Marcos Caruso , o espetáculo "O Varal II : Cartas A Um Vagabundo" , que participava do encerramento do 10º Festival de Teatro do TPC.


O espaço, que é bem aconchegante , tem um palco com um piso amadeirado , e uma arquibancada ,como se fora de um circo , com almofadas para sentar-se.


O cenário, muito bem caracterizado e com detalhes a mil , todo pensado e realizado pelo idealizador do projeto Paulo Schiavoni , contava com livros de vários artistas, LPs , Um cavalinho de madeira , uma penteadeira antiga, toca-discos , um piano , e vários outros objetos sentimentais e quinquilharias também .


O espetáculo começa bem antes das portas se abrirem , quando o protagonista Paulo Schiavoni , já está em uma das calçadas da rua, deitado com seu pobre cobertor , de meia rasgada e chinelo de dedos .


É assim também que ele entra em cena , em um mundo diferente do seu , tentando entender o que se passa por ali.


Uma dor forte no estômago , e o início de uma jornada , de sonhos, poesia e música nos é apresentada .

Entra em cena Fábio Evangelista , como músico , tocando acordeon e piano e depois Noir Evangelista Junior , como ator  , além de Gabriela Barbosa como dançarina e atriz.


Paulo Schiavoni nos presenteia com várias canções bonitas , além de recitar suas poesias , que chegavam através de cartas .


Entremeando  a isso , Noir Evangelista Junior, ora aparecia como  O pequeno príncipe , ora como o espantalho , o carpinteiro , o Chaplin e o palhaço .

As canções ? Paulo Schiavoni nos deu : Dias de Luta , Esses Moços, Pobres Moços , Fogão de Lenha , Melodia Sentimental , Todo Sentimento , Como Nossos Pais , Sonhos de um Palhaço , The Windmills  of Your Mind , Entrega ( de sua autoria para o espetáculo de O Pequeno Príncipe ) e outras ..,


" A verdade me acordou bem cedo : "Acorda, vem ver a lua" "Ainda é cedo amor" ; Preciso não dormir" ;"Cuidado há perigo na esquina " ; "Viver é melhor que sonhar ?" ;" Like a carrousel that's turning running rings around the moon " ; O mundo compreendeu e o dia amanheceu em paz " .Textos e músicas que refletem o coração ainda humano, lavado e estendido no varal de Paulo Schiavoni.


 É também com muito orgulho que faço esse post em meu blog , desse grande artista , cantor e ator de Ribeirão Preto , que segue brilhando nos palcos onde canta e atua . Parabéns Paulo Schiavoni !!!

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"O Lobo Atrás da Porta " OU As Consequências das Relações Extra-Conjugais


Filme nacional muito bem cotado , de Fernando Coimbra , " O Lobo Atrás da Porta " traz um novo gênero no cinema nacional : O suspense !

O filme já começa com tudo , com Sylvia ( Fabíula Nascimento ) indo à escola buscar sua filhinha , e não a encontrando , com a justificativa da professora que tinha entregue a menina à sua vizinha .


Estranhado a história , Sylvia se desespera, e a professora diz que tinha recebido um telefonema , dizendo que  ela mesma estava doente , que iria vir uma vizinha no lugar para apanhar a criança.


Sylvia se descontrola e diz que a história é falsa e vai direto à delegacia dar queixa .


Lá ,encontra um delegado bem atirado e desbocado ( Juliano Cazarré) que não tem papas na língua e vai direto ao assunto .

O delegado interroga Sylvia e faz perguntas que a deixa desconcertada , tipo com relação à amantes dela e de seu marido Bernardo ( Milhem Cortaz ).

Bernardo , é fiscal de ônibus , e chega à delegacia também para dar depoimentos , e um deles também esbarra no assunto de amantes .


Bernardo assume que tem um relacionamento extraconjugal com Rosa ( Leandra Leal ) , que conheceu em uma das estações em que trabalhava .


O delegado chama então a moça Rosa para um depoimento , e juntamente com a professora , acaba de reconhecer que foi a própria que foi buscar a criança naquele dia .

Pronto! Uma parte da trama já estava acertada . Mas, quem mandou a moça Rosa raptar a criança ?

Ela diz que fez isso a mando de Bete (Thalita Carauta ) que também foi mulher de Bernardo e queria se vingar, dar um sustinho na mulher dele .


E a história  se arrasta até o final , com brigas entre os amantes , desconfianças , tramas , falsidades , até o desfecho final .

O filme conta ainda com a participação de Paulo Tiefenthaler que faz um amigo de Bernado no trabalho e Tamara Taxman e Emiliano Queiroz , os pais de Rosa .

Gostei muito do filme !


Valeu a pena !

Eu recomendo !

"O Lobo Atrás da Porta" -  Fernando Coimbra

"Vapor da Vida " OU Os Homens Finlandeses Também Choram


Muito interessante o filme " Vapor da Vida " dos  diretores Joonas Berghall e Mika Hotakainen .


Filme finlandês de 81 minutos , bem documental , que mostra as mais diversas saunas  no frio e sereno país nórdico.

Todos os lugares possíveis e imagináveis podem ser transformados em sauna por lá , e dizem até que existem mais saunas do que habitantes na Finlândia !


Essa combinação sauna e homens , tenta através desse documentário mostrar como é o homem finlandês , em sua intimidade .

Através de várias cenas , você chega a conclusão que ele é igual a qualquer outro homem , de qualquer outra parte do planeta .Ou seja : Tem sentimentos , se emociona, chora e divide suas histórias com outros.


Assim , é o que você vai encontrar em Vapor da Vida : Vários  homens contando suas tristes histórias a outros homens , e deixando rolar a emoção que elas trazem .


Achei tudo muito inusitado e interessante. Os lugares , a conversa dos homens , a cervejinha do lado , e principalmente dentro da sauna , a espontaneidade em tirar -se a roupa e ficar núe a cumplicidade dos amigos perante às questões debatidas por eles .


Parece-me que a temperatura das saunas não são tão elevadas lá na Finlândia , o que permite que eles fiquem por mais tempo dentro que nós brasileiros por exemplo .


Outro fato interessante , é de que eles não se importam muito com o corpo, com as coisas que sobram, estrias, celulites , diferente também de nós  brasileiros que nos importamos e muito com o corpo , deixando talvez de lado o prazer de estar num ambiente desse  por não se entregar totalmente à natureza de nossos corpos .


Mais um detalhe positivo do filme : As paisagens e fotografia apresentadas são de tirar o fôlego. Já vale o filme por essas imagens !


Achei bem legal também o modo que eles fazem o vapor , jogando a água com a concha nas pedras por exemplo e fazendo aquele barulhinho gostoso .

Mais característico ainda são as folhas que eles usam para bater nas costas e nas pernas , diferentemente de outros povos .


Ah, além de gostar muito de sauna eles também adoram ir nadar nos lagos , também pelados . Dizem que não há piscinas na Finlândia , exatamente pela grande quantidade de lagos que lá existem .


Que bom que cada povo tem seu propósito , sua forma de relaxar , cantar, beber e dividir com os amigos suas tensões do dia a dia .

Na Finlândia , isso é um ritual , quem sabe aqui um dia tenhamos também mais formas de relaxarmos e dissiparmos nossas emoções.


Valeu muito a pena !

Eu recomendo !

"Vapor da Vida "- Joonas Berghall e Mika Hotakainen








"Baba 105" OU Uma Foto ,Um Filme



Assisti ao curta metragem " Baba 105" do diretor Felipe Bibian , vencedor da primeira edição do Festival de Finos Filmes Curtos , realizado em maio de 2014 em São Paulo.

O curta trata de uma foto tirada em 1967 , da vovó Lituana , de 105 anos , que ainda estava muito bem .

Essa foto é que causa toda a conversa, sentimentos , indagações e emoções da tataraneta , que conversa com a mesma através dessa imagem .

Memórias , registros , nostalgia . O que isso representa para as pessoas ?


O vestido usado há anos , as mãos , os olhos , como vemos essas pessoas que hoje já não estão mais conosco ?

Agora, como um filme com tão pouco recurso : uma foto e a narração de uma pessoa que não aparece em vídeo pode causar alguma emoção ?

A resposta está em "Baba 105" .

Acho que todos pensam em seus entes queridos que já não estão aqui e os sentimentos por eles trocados .


Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Baba 105"- Felipe Bibian

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"O Menino No Espelho " OU A Brincadeira do Reflexo


Filme dirigido por Guilherme Fiúza Azenha , baseado no livro de mesmo nome , de Fernando Sabino , O Menino no Espelho " , te leva a um mundo das brincadeiras , e da imaginação em 90 minutos .


O filme que  retrata Belo Horizonte nos anos 30 , mostra a história de Fernando ( Lino Facioli ) que adora umas estrepulias, invenções , coisas do arco da velha , e que juntamente com seus amigos da escola e seu irmãozinho , têm até um clube : o P.E .I.D.O , onde fazem reuniões e colocam em pauta a nova e próxima ação .


Fernando acaba sendo sempre repreendido pelo pai Domingos ( Mateus Solano ) e pela mãe Odete ( Regiane Alves ) a cada estripulia , ficando de castigo .

Assim , tenta  dar um basta nisso : Conseguir o seu espelho, o seu clone , para que esse fique com as partes ruins e tarefárias da vida e ele fique apenas com os bons frutos .


E é aí que surge Odnanref ( Seu espelho ) que a priori fica com essas tarefas, mas, depois também quer ficar com a parte boa .


As engenhocas são muitas de Fernando , como sua casinha em cima de uma árvore , o telefone sem fio , com o qual se comunica com sua amiga , sua luneta para visualização principalmente na casa mal assombrada e seu cãozinho amigo que sempre o tira de situações conflitantes .


Na escola , Fernando também tem seu opositor, um coleguinha que costuma espalhar baratas pela sala de aula e assim sempre o promete em pegá-lo na saída .


Quanto à casa mal assombrada , o Major Pepe Faria ( Ricardo Blat ) é quem quer pegar essa turminha do barulho e acabar com a bagunça na cidade .


O filme é bem legal e essas brincadeiras antigas que fizeram parte de nossa infãncia , com certeza , nos remetem ao nosso passado e mostra a essas novas crianças das redes sociais e da globalização , o quanto era gostoso brincar dessa forma .


Valeu a pena !


Parabéns ao Lino Facioli , que nasceu em Ribeirão Preto , e hoje também faz parte da série Game of Thrones .


Eu recomendo !

"O Menino No Espelho " - Guilherme Fiúza Azenha