Muito interessante o filme " Vapor da Vida " dos diretores Joonas Berghall e Mika Hotakainen .
Filme finlandês de 81 minutos , bem documental , que mostra as mais diversas saunas no frio e sereno país nórdico.
Todos os lugares possíveis e imagináveis podem ser transformados em sauna por lá , e dizem até que existem mais saunas do que habitantes na Finlândia !
Essa combinação sauna e homens , tenta através desse documentário mostrar como é o homem finlandês , em sua intimidade .
Através de várias cenas , você chega a conclusão que ele é igual a qualquer outro homem , de qualquer outra parte do planeta .Ou seja : Tem sentimentos , se emociona, chora e divide suas histórias com outros.
Assim , é o que você vai encontrar em Vapor da Vida : Vários homens contando suas tristes histórias a outros homens , e deixando rolar a emoção que elas trazem .
Achei tudo muito inusitado e interessante. Os lugares , a conversa dos homens , a cervejinha do lado , e principalmente dentro da sauna , a espontaneidade em tirar -se a roupa e ficar núe a cumplicidade dos amigos perante às questões debatidas por eles .
Parece-me que a temperatura das saunas não são tão elevadas lá na Finlândia , o que permite que eles fiquem por mais tempo dentro que nós brasileiros por exemplo .
Outro fato interessante , é de que eles não se importam muito com o corpo, com as coisas que sobram, estrias, celulites , diferente também de nós brasileiros que nos importamos e muito com o corpo , deixando talvez de lado o prazer de estar num ambiente desse por não se entregar totalmente à natureza de nossos corpos .
Mais um detalhe positivo do filme : As paisagens e fotografia apresentadas são de tirar o fôlego. Já vale o filme por essas imagens !
Achei bem legal também o modo que eles fazem o vapor , jogando a água com a concha nas pedras por exemplo e fazendo aquele barulhinho gostoso .
Mais característico ainda são as folhas que eles usam para bater nas costas e nas pernas , diferentemente de outros povos .
Ah, além de gostar muito de sauna eles também adoram ir nadar nos lagos , também pelados . Dizem que não há piscinas na Finlândia , exatamente pela grande quantidade de lagos que lá existem .
Que bom que cada povo tem seu propósito , sua forma de relaxar , cantar, beber e dividir com os amigos suas tensões do dia a dia .
Na Finlândia , isso é um ritual , quem sabe aqui um dia tenhamos também mais formas de relaxarmos e dissiparmos nossas emoções.
Valeu muito a pena !
Eu recomendo !
"Vapor da Vida "- Joonas Berghall e Mika Hotakainen
Nenhum comentário:
Postar um comentário