Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de abril de 2017

"Alok Yawanawá "OU A Força Documentário





Estava vendo uma entrevista do DJ Alok e seus companheiros Zeeba e Bruno , quando ele comentou sobre um documentário que fez na Amazônia que mudou a sua vida.


O documentário seria para captar o som dos rituais indígenas e produzir uma música com a batida eletrônica.




Mas, os 3 dias que Alok e sua produção ficaram na tribo mudou sua vida e seus propósitos para sempre.


Começou já na ida para a etnia Yawanawá  da tribo Mutum no Acre, com o bloqueio da estrada BR-364 por uma outra etnia.


Como os índios sabiam já dessa viagem deixaram eles passarem com seus pertences e ferramentas de trabalho e foram com um comboio deles até a próxima barragem , e mais uma vez passaram até chegarem nas voadoras ( no rio ) que demoraria mais 9 horas de viagem até o seu destino final.




Chegando lá, já foram direto ao alojamento para descansarem e no dia  seguinte participarem da cerimônia.


A indicação dessa tribo, foi do amigo Alberto, da grife Cavalera , que também estava no grupo.




A forma carinhosa e complexa que a tribo recebeu Alok e sua turma, fez com que o DJ ficasse encantado com tudo aquilo que estava vendo, recebendo, ouvindo e sentindo .


Fez também que mudasse o propósito de sua inclusão ali para uma viagem de conhecimento , espiritual, de limpeza de sua alma .


Participou de todos os rituais oferecidos, tomou Ayahuasca , tomou um líquido do sapo , foi pintado várias vezes, colocou apetrechos , dançou, cantou e ouviu tudo o que lhe fora dito atentamente.




O documentário é riquíssimo e muito instigante , nos mostrando a pureza e a beleza da vida indígena , seus hábitos, costumes e alegria de viver.


É uma vida à parte , um mundo á parte , quem sabe bem diferente do nosso .




Gostei muito do documentário e também do DJ, que agora se tornou um grande homem  depois de uma experiência tão rica quanto a que ele viveu.




Valeu a pena !


Eu recomendo !



terça-feira, 18 de abril de 2017

"Neerja" OU O Poder da Coragem





Assisti ao filme indiano de 2016 " Neerja " do diretor Ram Madhvani  na telinha e gostei desse filme, que é baseado em fatos reais.


O filme conta a história de um vôo da Pan Am, o de número 73, no ano de 1986 , que saiu de Mumbai, com escala no Paquistão, Frankfurt e chegada em Nova York.




Só que sua parada final foi já no Paquistão, na cidade de Carachi , onde 4 terroristas entraram no avião e diziam estar praticando um sequestro.


Tudo isso para trocar os passageiros por amigos que estavam presos , ação que se completaria no Chipre.




Eram 379 passageiros , incluindo Neerja Bhanot, a comissária de bordo , que fez história graças a sua audácia em lidar com esses bandidos e  ajudar a salvar 359 desses.


O elenco contava com Shabana Azmi, Sonam Kapoor, Jim Sarbh, Vikrant Singta, Yogendra Tikku, Abrar Zahoor e outros...




Neerja, uma linda indiana, de família tradicional, que foi casada por um casamento arranjado, mas, que não deu certo e voltou para a casa dos pais, era também uma modelo, que estampava sua beleza nos outdoors de Mumbai.


Com a decepção do primeiro casamento, Neerja agora tinha um novo pretendente, mas, exalava cautela para que não tivesse uma nova desilusão.





Em mais uma rotina de trabalho, Neerja se apronta, coloca o uniforme com a ajuda da mãe e do pretendente que a leva para o aeroporto, entregando uma carta para ela ser lida no dia do seu aniversário.


Na hora da conexão em Carachi, os terroristas entraram no vôo e aterrorizaram os passageiros. Neerja fez o seu trabalho calmamente tentando ajudar e lutar contra os quatro paquistaneses.




Foi um terror psicológico por todo o tempo do vôo que estava parado na pista, já que os pilotos fugiram, quando foram avisados por Neerja, ficando à deriva o vôo da Pan Am.


Houve a negociação , os terroristas queriam que os pilotos voltassem, e matavam um a um enquanto não vinham .




O final é bem triste , constituindo em filme mais um episódio triste da história mundial.




Valeu a pena !


Eu recomendo !


































terça-feira, 11 de abril de 2017

"A Bruta Flor do Querer" OU O Sonho de Ser Cineasta e Amar Uma Mulher





Assisti ao filme " A Bruta Flor do Querer" dos diretores Dida Andrade e Andradina Azevedo.


O filme que tem como pano de fundo a cidade de São Paulo, com suas estações de metrô, seus bares e inferninhos na Augusta  e muito mais ... Fala de um recém formado cineasta que não consegue se firmar na carreira e produzir os seus filmes.




Diego ( Dida Andrade) é o cara que está frustrado na vida, pois não arruma emprego em sua área (cinema) e também vive uma desilusão por mulheres.


Para seguir vivendo acaba por filmar em casamentos ( o que dá um puta tédio e descontentamento ), até um ponto em que larga tudo  e chuta o balde.


No meio disso tudo , entra nas drogas, ingere um tipo de tóxico em gotas ( não sei o que é ) , fuma o seu beck e entra no pó deliberadamente.




Tem em seu amigo (Andradina Azevedo ) um ponto de apoio para esses desabafos e confissões , muitas vezes pautadas em Diana , a mulher que trabalha em um sebo e que Diego é apaixonado, vibrado , mas, não consegue chegar na moça. Ele trava !




Vai ao sebo diariamente para comprar livros só para vê-la , mesmo sem saber qual título está levando e volta frustrado por não conseguir acesso à sua amada.





Desconta no álcool e nas drogas , esse seu ponto fraco.


Nem mesmo uma diversão com mulheres na praia o tira desse marasmo social  e profissional .




Diego é infeliz, e não sabe como mudar a situação.


O filme que tem uma ótima trilha sonora , tem um ritmo lento , é rodado uma boa parte dentro de um carro e tem algumas cenas que poderiam ter sido evitadas .




Por ter sido um filme feito na raça, sem incentivos financeiros , vale a pena ser visto e prestigiado.




Valeu !





"A Bruta Flor do Querer" - Dida Andrade e Andradina Azevedo


sexta-feira, 7 de abril de 2017

"Capitão Fantástico" OU Viggo Mortensen Também Merecia Ganhar O Oscar !






Uma grande surpresa pra mim esse filme de Matt Ross . " Capitão Fantástico "  Tem que ser visto !


O filme começa mostrando um pai e uma ninhada de 6 filhos , tudo loirinho numa floresta , nos EUA.




Lá eles tem de tudo : Casa para dormir, local de trabalho , horta, os animais para subsistência , ferramentas , cozinha e muito mais .




Eles treinam exaustivamente , sob o comando do pai Bem ( Viggo Mortensen) a parte física e também a parte intelectual e emocional.


Bem tem uma biblioteca ao seu dispor dentro do seu ônibus ( igual aquele de escola americana ) e para cada um dá um tipo de livro para ler, entender e depois cair na sabatina do pai.


Eles não vão para a escola . O pai que passa os princípios de sua ideologia, que no caso é o socialismo .




A mãe dos meninos ? Com o tempo ficamos sabendo que está internada muito mal em uma clínica . Depressão ? Transtorno bipolar ?


O braço direito de Bem é o seu filho mais velho Bo ( George Mac Kay), que segundo as leis do pai, acabara de se tornar um homem . ( tem todo o ritual de passagem )




Os filhos de Bem são fantásticos, aplicados, disciplinados . Dá gosto de ver !


Ben recebe a notícia da morte da mulher e a raiva do sogro que não o quer ver nem pintado  na frente , dizendo que o mandaria prender se fosse ao funeral .




O sogro acusa Ben de ser o responsável pelo suicídio de sua filha, com suas ideologias e meio de vida totalmente fora da casinha.


Ben e os filhos não querem nem saber do que pensam as pessoas, eles vão ao funeral da mãe , passando no meio do caminho na casa da irmã de Ben e já encontrando dificuldades de sociabilizarem com o meio externo e os costumes da cidade.




A viagem com o ônibus é uma delícia e você com certeza se divertirá com a família .


Chegando ao funeral, no meio de uma missa, a família entra toda caracterizada na igreja, chamando a atenção de todos .




Ben interrompe o padre e lê um bilhete deixado pela mulher  falando dos seus últimos desejos, assim como , de que forma gostaria de ser enterrada . ( cremada ).


O sogro de Ben o manda ser retirado da igreja por seguranças , até que acabe a missa, enterrem a mulher e tudo acabe bem .


Será ?


Os questionamentos da ideologia de Ben pela sociedade , família e até por um de seus filhos , nos leva a uma reflexão de que mundo gostaríamos de viver .




Ou não !


Ben decide voltar de ônibus para seu habitat, mas, uma reviravolta dos filhos muda todo o final da história .


Filme para reflexão, bem atual , com a polarização em que vivemos , a forma de pensar de um grupo e outro , no que acreditamos , qual a nossa religião , como criar nossos filhos desde pequenos , falar a verdade , omitir ?




Excelente do começo ao fim . O trabalho de Viggo Mortensen é digno de todos os prêmios !


A fotografia, a trilha sonora belíssima, o figurino e o enredo , fazem de" Capitão Fantástico " um filme a ser obrigatório .


Destaque para a execução pelos filhos de Ben da música " Sweet Child O'Mine ".




Valeu muito a pena !


Eu recomendo !


"Capitão Fantástico" - Matt Ross

quinta-feira, 6 de abril de 2017

"Manchester À Beira Mar" OU Soturno Filme Sobre Infelicidade Pessoal





Assisti ao filme que deu ao ator Casey Affleck o Oscar e um montão de outros prêmios de Melhor Ator em 2017.


"Manchester À Beira-Mar" do diretor Kenneth Lonergan vem lento , denso e não muito fácil de se dirigir  e assistir.




A história que tem flashs por todo o filme fala de um solitário homem , que no momento é zelador de vários prédios em Boston.


Com muita competência no que faz, mas, com poucas palavras, e um olhar parado , sem muita direção , Lee Chandler( Casey Affleck) segue sua rotina de trabalho, quando recebe um telefonema e viaja com urgência para sua cidade natal.




É que seu irmão Joe ( Kyle Chandler) que tinha um problema cardíaco, acaba por falecer precocemente.


Lee vai ao hospital onde está o corpo, conversa com alguns amigos e conforta o sobrinho Patrick ( Lucas Hedges) .




É nesse ponto que começam os flashs , a vida conturbada do irmão e o sobrinho com a esposa e mãe , que era uma alcóolatra e aloucada.




A maior surpresa acontece quando descobre que o irmão, que ele tanto amava, o nomeou como tutor do sobrinho, o que o deixou confuso , pois sua vida é em Boston e a do sobrinho em Manchester ( namoradas, amigos, escola, time de hóquei, etc)


Descobre-se também que num passado não muito distante, a vida de Lee tinha se despedaçado , pois uma tragédia aconteceu em sua casa, que pegou fogo e matou seus filhos lá dentro.




Assim, Lee tem que conviver com seus fantasmas e traumas do passado e seguir , ora brigando nos bares por qualquer motivo ( olhou pra ele , ele bate) , ora trabalhando na vizinhança .




Lee não se move, é sempre muito contido por causa das perdas e luto e é a infelicidade em pessoa.


Agora, com a missão de ser tutor do sobrinho, não está convicto de que é capaz de assumir essa função, mesmo assim, acompanha o rapaz em suas atividades, discute e briga com ele sobre alguns assuntos e sofre com fatos de seu passado na cidade.




O encontro com a ex mulher o deixa perturbado, com medo , não querendo em momento algum que algo faça o aproximar novamente de uma história que lhe deixou marcas irreversíveis.


A fotografia do filme é belíssima , e o desenrolar do filme é bem lento e denso.




Um filme para se prestar atenção na atuação de Casey Affleck , e ao mesmo tempo refletir sobre famílias desconstruídas e suas consequências.




Ainda no elenco Michelle Williams como Randi e Gretchen Mol como Elise . Feliz por ver também uma ponta com  Matthew Broderick .


Valeu a pena !


Eu recomendo !


"Manchester À Beira-Mar" - Kenneth Lonergan

quarta-feira, 5 de abril de 2017

"Magal E Os Formigas" OU O Sonho de Artista de Cada Um





Filme de Newton Cannito , " Magal e Os Formigas" é baseado na fábula A Cigarra e a Formiga e tem como mote principal , a desilusão ranzinza do aposentado João ( Norival Rizzo) que não se encontra mais nem em sua vida conjugal com a esposa Mary ( Imara Reis ) , nem em sua oficina mecânica e nem com os filhos Sandra ( Mel Lisboa ) e Sergio ( Nicolas Trevijano).






João é um frustrado, chato , que já não escuta direito, e vive com suas esquisitices, como um projeto de ganhar na loto fácil que só ele sabe .






Numa dessas birutices, ele teria que jogar 300 jogos e gastar 450 reais para ter 92% de chance de ganhar na loteria.






Sergio, o filho também um frustrado, vive de sonhos, como por exemplo o de produzir um show fantástico e ganhar dinheiro com isso .






Agora, vem com a história de trazer Sidney Magal, recomendado por um empresário pirata, aposta suas fichas no negócio.






Claro que dará errado e o preju será enorme . Mas, como dizem que há males que vem pra bem , o fato contribuirá para que o pai e os amigos músicos da oficina se reencontrem na música e juntos produzem um show genérico do rei do brega .






Sidney Magal aparece como um fantasma para João, e fica dando seus pitacos na vida do aposentado .






No final, depois de ensaios , e muita dedicação familiar, o show latino acontece e é um sucesso !




João se descobre como o amante latino e vira Magal da noite  para o dia , o que contribui para que o seu humor volte, o casamento dê uma guinada e a relação com os filhos e os amigos melhore.






Muito legal a homenagem a Sidney Magal,que desde sua estreia no mercado musical , se mantém com shows, aparições em novelas,programas de TV, minisséries e  filmes e nos traz a alegria que sempre nos contagiou com seu estilo e música .






Valeu !






PS : Compõem o elenco Teca Pereira como Elvira, Ester Laccava como Marlene e ZéCarlos Machado como Norberto.


PS1: Adorei o pôster do filme !



"Magal e Os Formigas" - Newton Cannito