Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

" A Ciambra " OU Um Pouco dos Ciganos da Calábria Italiana

 


Depois de assistir ao filme " A Chiara " de Jonas Carpignano, assisti ao filme anterior de uma trilogia, que é o " A Ciambra ", que inclusive foi um dos selecionados pela Itália como representante ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O início do filme me deixou um pouco entediado, mas, com a sequência um pouco mais dinâmica e com consequências, melhorou e muito, me deixando satisfeito como um todo.

O diretor nos mostra toda uma cultura dos ciganos que vivem em uma região isolada da cidade, com casas esquematizadas para uma fuga repentina, com uma ajuda de todos que ali vivem, muitas crianças, mulheres e os homens lidando na linha de frente com coisas escusas.

Nessa história, quem se destaca é o adolescente Pio ( Pio Amato), que tem os seus irmãos, primos e outros, passa um tempo com eles, anda de moto, carros que foram roubados, e se divertem demais.

Pio observa tudo o que acontece e já se parece muito com os homens dali, tendo até uma certa independência em resolver os problemas de todos, principalmente financeiros de sua casa.

O pai vai preso, o irmão vai preso, e Pio é o homem da casa. Ele tem uma amigo imigrante de Burkina Faso que juntos fazem uma boa dupla, e rouba aqui, rouba ali, vende isso, vende aquilo, até que chega finalmente o dia em que os declaram homem o suficiente para tocar os negócios como os outros.

Gostei muito do filme, das situações, dos costumes e modo de vida dos ciganos, do italiano diferente que às vezes nada entendemos e muito mais.

O pôster é muito bonito.

No MUBI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário