Assisti ao filme que o Líbano elegeu como concorrente naquela lista longa para melhores de 2021 para concorrerem ao Oscar.
" Costa Brava, Lebanon", é dirigido por Mounia Akl, e trata de um problema ambiental e sanitário grande que assola o Líbano: O tratamento do seu lixo, aterros sanitários e o caos em não ter ações nesse sentido à sua população.
Fora disso, a família Badri, larga tudo na cidade e vai viver no campo, afastado de tudo, produzindo seus alimentos e sendo felizes. Ou não ?
Walid ( Saleh Bakri) é o organizador disso tudo, que leva a esposa Souraya ( Nadine Labaki), uma famosa cantora, e suas duas filhas : Tala ( Nadia Charbel ) e Reem ( Ceana Restom).
Tudo vai seguindo bem, claro que algumas diferenças, que normalmente existem em um relacionamento, até que no terreno ao lado de Walid, começam a prepará-lo para receber o aterro sanitário e até uma estátua de concreto do Presidente é instalada no local.
Walid fica louco com aquela ação que vai arruinar o seu sossego e deixar tudo que é vida por ali, com cara de lixo, de cheiro ruim, de doenças, animais, etc.
Além disso, já está acostumado que o governo começa um projeto e não vai para frente, então sabe que isso é apenas para afastar um pouco as pressões que vem recebendo da sociedade.
No meio de tudo isso, o casamento não vai bem, marido e mulher ficam mais acirrados no relacionamento e a casa está para cair.
O destaque para essa família é Reem, uma garotinha de uns 9 anos que fala coisas de adulto e rouba o texto do filme com respostas que nem todos querem ouvir.
Bom filme para mostrar como o país vive nos dias de hoje e também mais um casamento em desordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário