Isso aconteceu principalmente na São Paulo de Gilberto Kassab, com o Programa Cidade Limpa, onde uma perua Kombi saía pelas ruas e aleatoriamente, sem noção alguma, pintava de cinza o que achava feio e deixava apenas alguns recortes .
O pior aconteceu com um mural gigantesco na Avenida 23 de maio, que foi assassinado, apagado e pintado de cinza.
Com muita repercussão na mídia, os governantes acataram a repercussão e permitiram que os artistas Os Gêmeos, Nina, Nunca e outros fizessem um novo mural. Foram até lá para inaugurar, vocês acreditam, que cara de pau a deles.
Enfim, mesmo depois disso, e em outros anos e governos, continuavam pintando de cinza os grafites e destruindo as obras dos artistas paulistanos, que já eram reconhecidos no mundo todo, sendo inclusive convidados a fazerem vários trabalhos.
De um modo geral, com depoimentos dos artistas, algumas pinturas, o pessoal da prefeitura, foi assim que o documentário foi construído e termina com uma excelente canção de Criolo sobre o tema.
Vale a pena conhecer o trabalho desse pessoal, como eles trabalham, o guindaste que os levam até o céu, a forma de apertar o spray e fazer arte e o revés de alguns políticos em tentar destruir o que eles não entendem como arte.
Adorei o pôster do filme, ele sempre me chamou a atenção .
Nenhum comentário:
Postar um comentário