Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

" Pico da Neblina " OU Legalização da Maconha no Brasil


 

Série da HBOMAX, com a direção de Quico Meirelles, Fernando Meirelles, Luis Carone e Rodrigo Pesavento.

Falo de " Pico da Neblina ", que maratonei com 10 episódios longos, e que virá a segunda temporada por aí, conforme confirmou a HBO/MAX.

O tema é a legalização da maconha em território nacional, aprovado pelo congresso, onde todos podem comprar, fumar, plantar e não ter mais problemas com o fato de ser uma droga ilícita.

Isso atrapalhou aos traficantes, que tinham o poder de levar a droga aos consumidores, e agora não têm mais essa função.

Assim, Biriba ( Luis Navarro), que fazia esse corre, é obrigado a pensar em outra alternativa para sobreviver e sustentar sua mãe Irene ( Teca Pereira ), sua irmã Kelly ( Leilah Moreno) e suas duas sobrinhas.

Biriba e Vini ( Daniel Furlan), que é um consumidor e cliente de Biriba, têm a ideia de montar uma loja que vende a erva.

Para isso, Vini pede um prédio emprestado ao pai, Fernão ( Bruno Giordano) um empresário do ramo de construtoras, e Biriba entra  com um dinheiro.

Mas que dinheiro ? É que seu amigo de infância Salim ( Henrique Santana), também mexendo com essas paradas, é chamado para ser o coordenador da boca, e vai indicar Biriba para a gerência da biqueira.

Biriba hesita, mas, vai fazer o primeiro serviço, que é levar uma droga para um policial militar, Sargento Lopes (Alex Gruli) em uma rodovia e trazer a grana.

O negócio dá merda, e na primeira reunião da quebrada com CD ( Dexter), o manda chuva da parada, Biriba, pede para siar, não aguenta o esquema e coloca Salim em perigo.

A loja de Biriba e Vini fica pronta, e fica muito bonita. Nanda ( Sabrina Petraglia), que é noiva de Vini, dá os seus pitacos, molhando um pouco a relação dos amigos.

Digão ( Bruce de Araújo), é outro maconheiro que entra na loja por parte do Vini para dar uma de colaborador.

Tudo isso faz com que Biriba se sinta meio deslocado, não goste muito do que está acontecendo, mas, cede para não começar brigando.

Biriba vai se aprofundar nos tipos de maconha com um uruguaio louco que vive sozinho em um sítio de Cotia, que não vende erva pra ninguém, mas tem uma produção magnífica em seu terreno para uso próprio.

Então é daí que sairá o fornecimento para a loja Empório Maria Joana, que acaba com um tempo sendo um sucesso no mercado.

Muitos percalços no caminho de Biriba e também do amigo Salim, que mora com a mulher Laura ( Nathalia Ernesto).

O melhor personagem da série é Piolho (William Costa ), que vive na marginalidade, mora em um cafofo, e cola em um em outro, mas, dá seus pulos com sua esperteza.

Maria Zilda Bethlem volta às telas no papel de Suzette, a mãe de Vini, que trata de um câncer, e tem uma grande melhora com o uso da erva.

No meio da trama, e na loja, Biriba acaba conhecendo Marcela ( Lenita Oliver ), uma consumidora exigente da erva e os dois acabam ficando, principalmente por afinidade no bagulho.

Teca Pereira é uma atriz que toda vez que aparece em um curta metragem, filme e série, eu solto rojão, pois adoro o trabalho dela, e fico muito contente com a visibilidade.

Renata Carvalho é outra atriz que aparece na série e que também fico contente com sua aparição e atuação. Ela é Carmem, parceira direta de CD na bandidagem do tráfico.





Fábio Nepô é Bigato, que também está na coordenadoria do tráfico e acaba virando um parça de Salim.

Você vai se tocar que mesmo com a legalização da maconha, o crime continua, os caras que querem tirar proveito disso continuam a  agir para levar sua propina, quem é ruim continua sendo ruim, quem não tem caráter continua não tendo caráter  e vida que segue , nesse mundo onde as pessoas querem ganhar o seu dinheiro sem trabalhar honestamente, bater o seu cartão, receber o seu salário no final do mês e ser uma pessoa comum.

Acho que a direção está de parabéns com a série por nos apresentar todo esse processo, esse imbróglio que é a bandidagem e mostrar que não é esse castelo que aqueles que a desejam vão ter pela frente.

Vida curta, vida no limite, é tênue a linha entre a vida e a morte, uma hora você tem casa grande , piscina, bebidas, comida, drogas, carrão, outra hora, você está no chão, morto e sem nada..

Gostei muito da série e destaco também a trilha sonora e todo o linguajar dos personagens que te levam realmente para esse mundo.

Valeu ! Recomendo a todos assistirem na HBOMAX. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário