Powered By Blogger

domingo, 15 de agosto de 2021

" Doutor Gama " OU Diário Feito de Sangue



 Sempre muito interessante conhecermos a nossa história, os nossos líderes, através do cinema.

Falo de Luiz Gama, que teve praticamente sua biografia representada no filme que está na Globoplay, " Doutor Gama ", com a direção de Jeferson De.

O filme mostra desde a infância do menino, que nasceu de ventre livre e por causa de dívidas de jogo do pia, foi vendido como escravo.

Passou o pão que o diabo amassou, conheceu toda a maldade e tortura que faziam com seus irmãos africanos, mas, teve a benevolência de um jovem rapaz, que lhe apresentou os livros, ensinou a ler e escrever, e com isso, fez-se livre do seu dono, e foi buscar conhecimento nas leis do direito.

Formado, e respeitado como um ótimo advogado, casado, e pai de um menino, ele e Antônio, aquele que lhe deu apoio quando mais jovem, estavam no Rio de Janeiro, tentando libertar negros, usando a lei, já que ainda o Brasil era o único país do ocidente que ainda não decretaria o fim da escravatura.

Assim, foi em seu tempo, um abolicionista, um republicano, que libertou mais de 500 escravos e tornou-se muito importante no processo de abolição dos escravos no Brasil.

No filme, Luiz Gama é Cesar Mello quando adulto, Angelo Fernandes, quando jovem e Pedro Guilherme quando criança. Claudina, sua esposa é Mariana Nunes, Johnny Massaro é Antônio quando jovem, e Higor Campagnaro, quando adulto. Romeu Evaristo é Santos e  Erom Cordeiro é o advogado jovem ( Pedro).

O clímax do filme se dá no julgamento de um escravo José ( Sidney Santiago ), que matou o seu senhor pelo fato que estuprava e torturava sua mulher, e o Doutor Gama foi seu advogado no caso.

Ainda no elenco : Zezé Motta, Nelson Baskerville, Joca Andreazza, Régius Brandão, Clara Choveux,Daniel Rocha, Teka Romualdo, Isabel Zuaa e Samira Carvalho.

É um filme necessário. Todos têm que conhecer a história desse grande advogado e acima de tudo, pessoa, brasileiro, e preto, dos tempos da república.

Valeu Globoplay !

Nenhum comentário:

Postar um comentário