Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de junho de 2023

" Garotas " OU Opressão e Misoginia nos Subúrbios Parisienses




 Finalmente assisti a mais um filme da Celine Sciamma, " Garotas ", que tem como pano de fundo o subúrbio parisiense e a classe pobre, preta e imigrante como representante desse lugar, dando destaque às mulheres que tentam à sua maneira subsistir no meio do machismo e preconceito aos seus desejos e vontade de fazer o que entendem mesmo contrariando suas famílias, escolas, sociedade e a ética que lhes são impostas.

Nessa toada, após uma cena de futebol americano com mulheres todas paramentadas e causando um estranhamento, pois se trata preferencialmente um esporte masculino, elas saem do jogo e em turma vão para suas casas.

Marieme (Karidja Touré), é uma linda jovem, preta, que vive em um apartamento com sua mãe que quase nunca a vê, seu irmão mais velho, que é tosco e violento, e sua irmã um pouco mais nova que a ajuda a cuidar da caçula. Acho que ela não tem pai.



Em um dia de muita raiva de casa e de problemas na escola, Marieme encontra na rua três garotas :Lady (Assa Syla), Fily (Mariétou Touré) e Adiatou (Lindsay Karamoh), que a convidam para ir à Paris com elas.

Primeiro ela não aceita, mas depois vê a influência das meninas perto dos meninos que passam na rua e decide que é isso que ela quer: independência, liberdade e segue a frase: “Eu posso fazer o que quiser”, como um mantra.

Devagarzinho vai se ambientando com as meninas, que já têm seus truques para se defenderem, seus métodos para angariar um pouco de fundos para suas diversões (pequenos delitos ) e assim, até troca de nome Marieme aceita para se livrar da prisão em que vivia. 


Destaque para a melhor cena do filme quando as garotas cantam a música “Diamonds”, da cantora Rihanna. Demais !

Marieme até tem algum fortuito com um rapaz e outro, mas não é isso que quer para sua vida. Quer ser livre e fazer o que quer. É essa porta que quer deixar aberta independente dos obstáculos que a vida lhe impõe.


Muito bom o filme de Celine Sciamma, que está disponível no MUBI.

Valeu !


Nenhum comentário:

Postar um comentário