Powered By Blogger

terça-feira, 7 de junho de 2022

" Últimos Dias Em Havana " Ou Pobre Cuba !





Esse foi um dos filmes que vi uma indicação em um site de bons filmes. " Últimos Dias Em Havana " de Fernando Perez, mostra uma Havana suja, devastada, pobre , reduzida a quase sobreviventes do dia a dia de um regime que não funciona.

Com o foco praticamente sobre um edifício caindo aos pedaços como se fora um cortiço, o diretor conta a história de Miguel (Patrício Wood), um cara reticente, sem muitas palavras, que trabalha em uma cafeteria, e é constantemente maltratado pelo seu chefe , mas, sonha todos os dias em receber o seu visto americano e partir para a terra do Tio Sam.

Miguel tem um grande mapa dos EUA, onde brinca de mudar de lugar para ficar dependendo das notícias que vê na TV.

Ele também estuda inglês com muita dificuldade lendo um livro em inglês e sonha, sonha e sonha com o visto sendo entregue pelo carteiro algum dia em sua casa.

Fora isso, cuida do amigo de escola Diego ( Jorge Martinez), que desde pequeno já se abriu para o mundo gay, teve problemas em casa com a sexualidade, pegou o HIV e hoje vive deitado em uma cama, esperando a morte chegar.

Diego é muito espirituoso, gosta de conversar, de ouvir histórias, de se relacionar com pessoas, já que Miguel raramente solta alguma palavra.

Um rapaz que faz programas entra na história, no dia do aniversário de Diego e continua a visitá-lo para trocar um papo.

Além disso, aparece sua sobrinha Yusisleydes (Gabriela Ramos), que sai da casa da mãe, que não aceita o seu comportamento, e está grávida de Damian, e está de lho no apartamento do tio além de seu terraço para colocar os seus animais.

Tudo muda quando chega o pedido de entrevista do visto de Miguel. Há uma grande reviravolta na história.

O que não muda é a situação caótica e paupérrima de Cuba, levando a todas essas pessoas a uma pobreza extrema e a falta de perspectiva de um mundo melhor.

Valeu o filme.

A atuação de Jorge Martinez é poderosa.

Na Prime Vídeo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário