Outro filme que estava em minha lista fazia tempo. Eu até o tinha em DVD, mas, preferi assisti-lo quando saiu no catálogo do MUBI
Falo de " Cemitério do Esplendor", aliás, acho esse título chamativo, chique, e combinado com o seu diretor dá mais vontade de assisti-lo.
O diretor é Apichatpong Weerasethakul, de " Mal dos Trópicos ", e o filme conta a história de um hospital que foi improvisado em uma antiga escola, para receber soldados que tinham uma misteriosa doença do sono. Sim, eles dormiam muito, de uma hora para outra, eles apagavam aonde estivessem.
O lugar era acolhedor, com enfermeiras, voluntárias, e aparelhos tipo CPAP para uma melhor respiração durante o sono, e luzes de led de várias cores, que também auxiliariam na melhora desses pacientes.
Havia um paciente que não recebia a visita de ninguém da família, Itt ( Banlop Lamnoi), então, a voluntária Je ( Jenjira Pongpas), se apossou dele como se fora um filho, não largando dele, cuidando, dormindo no hospital, caminhando com ele, conversando sobre a vida .
Nesse espaço havia também uma vidente, que ajudava nos casos dos soldados e também dos profissionais que trabalhavam.
O filme é muito singelo, amoroso, tranquilo, que te dá uma paz muito gostosa, e dá também a oportunidade de conhecermos métodos de tratamento de países distante do nosso, assim como de sua cultura.
Não há como dissociar o espírito da matéria, e o filme retrata bem isso. Valeu ter conhecido o filme desse diretor.
Adoro o pôster do filme!
Recomendo ! No MUBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário