Clássico dos anos 2000, o filme " Soul Kitchen " de Fatih Akin, que está no MUBI, traz uma comédia bem ácida sobre um restaurante que está decadente e com problemas com a vigilância sanitária, próximo do seu fechamento.
Zinos (Adam Bousdoukos) é o proprietário, bem tresloucado, e que namora Nadine (Pheline Roggan), que está de malas prontas para o Japão por causa do trabalho.
Zinos não sabe como será o relacionamento à distância, mas Nadine diz que usarão o recurso da câmera via notebook e assim poderão se ver.
Zinos é bem estourado, e apesar do cardápio simples e enxuto, o restaurante tem um público fiel.
Ilias ( Moritz Bleibtreu) precisa de um trabalho para sair da cadeia, e pede a Zinos que assine uma declaração que ele trabalhará em seu restaurante.
Sokrates (Demir Gokgol) é um inquilino do local que não paga aluguel, briga com Zinos, mas é sempre boa sua presença por ali por proteger o local.
Neumann ( Wotan Wilkem Mohring), um ex colega de escola de Zinos esbarra com ele na rua e diz que o reencontrará um dia para uma visita em seu restaurante.
O filme transcorre na rotina do restaurante, que tem uma nova opção de cardápio e de chefe, com Zinos querendo ir ao Japão ver Nadine e deixando o restaurante para um gerente cuidar, a vigilância pegando no pé por causa de débitos, um a zona na vida dele.
No filme ainda, destaque para Udo kier que faz o papel do advogado de Neumann, em uma tentativa de pegar o restaurante para ele.
No mais, uma música aqui e acolá, um estilo louco de dirigir um restaurante e a vida pessoal, pois Zinos vive com dor na lombar por causa possivelmente de uma hérnia de disco. Aliás, esse é o meu problema também.
Assim, visito um clássico dos anos 2000 de um diretor já aclamado pela crítica. No MUBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário