Assisti ao belo, mas, triste filme " Funny Boy" de Deepa Mehta, adaptação do romance de Shyam Selvadurai, de 1994.
O filme se passa nos finais dos anos 70 e também na década de 80, e ali, no Sri Lanka, está instalado o conflito entre cingaleses e tâmeis, e Arjie um garotinho diferente, filho de pais cingaleses e rico, está se descobrindo, e com a ajuda da tia, começa a aflorar sua sexualidade.
A família faz de tudo para o menino tenha modos e hábitos mais masculinos, que brinque com meninos e não meninas, que jogue críquete e não faça teatro na escola, que não se pinte, e passe batom, mas, não teve jeito.
Já na fase adolescente, Arjie vai para a escola, e mesmo com problemas entre os próprios alunos pelo fato de existirem as duas castas, ele sobrevive, mas, se apaixona por outro colega : Shehan, que tem a casta oposta a sua.
Os dois vão estreitando a relação de amizade, até o ponto que começam a se tocar e a nutrir um sentimento um pelo outro. Detalhe : O relacionamento homossexual é ilegal e proibido no Sri Lanka.
O irmão de Arjie pega os dois juntos, tenta avisar o irmão que isso não dará certo, mas, os dois continuam numa paixão louca e regida pela música " Every Breath You Take " do The Police.
As coisas vão de mal a pior na cidade de Colombo, os conflitos aumentam, e parece que algo ruim está por vir.
Mas, e o amor de Arjie e Shehan, será que está além desses conflitos ?
Eu não sabia desse problema político do Sri Lanka, e foi uma forma de poder ler mais um pouco sobre o assunto, e para isso servem os filmes e o cinema.
A cena dos dois rapazes dentro de um galpão semi nus ao som de " Every Breath You Take ", é de cortar o coração .
Gostei demais do filme. Me surpreendeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário