Powered By Blogger

domingo, 17 de maio de 2020

"Hoje" OU Filme Sobre a Ditadura com Denise Fraga.


Bem interessante o filme de Tata Amaral " Hoje", que conta com a participação de Denise Fraga, como Vera, ou também Ana Maria, dependendo do referencial.

Se visitarmos seu passado, Vamos conhecer a companheira, guerrilheira de ditadura, que recebeu de herança do governo um dinheiro pelo desaparecimento e/ou morte de um companheiro e agora compra o seu apartamento, bem ali, na Av São Luís,em São Paulo.


O apartamento é bom, grande, mas, antigo, precisa ter alguns reparos, como as torneiras que estão vazando.

Vera, chama os carregadores para fazer sua mudança. João Baldasserini e Pedro Abhull são os atores.


Vera, até se engraça com um deles, e faz sexo ali mesmo no apartamento, pois como ela mesma diz, passou a dar para todo mundo .


Recebe a visita de Luís ou Carlos, que também depende do referencial. É o antigo companheiro, que não morreu, personagem composto por Cesar Troncoso .


Ele tem mais coisas para questionar à ela do que ela a ele. O encontro tem bons e maus momentos. As memórias, o que viveram, a resistência, e por que não , o amor.


A síndica do prédio( Lorena Lobato), insiste em dar boas vindas e recomendações à Vera. Carlos pede prudência, e que ela não fique se expondo muito às pessoas .

Os móveis vão chegando aos poucos, Vera faz um café . Fuma um, dois, três cigarros .


Carlos pergunta sobre o apartamento.  Mas, a principal pergunta é de quando Ana Maria lhe deu como morto.

HOJE !

Bom filme, apesar de já termos assistidos alguns, fica cada vez mais embutido, que além da tristeza, da dureza, das feridas, das mortes e desaparecimento de pessoas, do autoritarismo, do medo, do exílio, era muito tenso o jeito em que os companheiros tinham que viver entre eles, parece que não sobrava tempo para o amor, para algo bom, e sim somente para o propósito da resistência, da mudança, da oposição .
Quanto a isso preciso de mais informações .


Detalhe de que o filme tem uma adaptação do livro " Prova Contrária " de Fernando Bonassi.

Recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário