Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2020

"Alive Inside" OU Documentário Que Usa A Música Em Pacientes com Demência e Alzhimer


Com uma indicação de uma amiga do trabalho, assisti ao documentário "Alive Inside", de Michael Rossato Bennett, de 2014.

O filme mostra um trabalho onde a música desperta a alma de diversos pacientes com demência e alzhimer, em diversas cidades dos EUA.


O diretor acompanha o trabalho do assistente social Dan Cohen, que através dos headphones e ipods, ia até as casas de repousos, e através da família, sabia qual era a música favorita do familiar dessas clínicas e através dessa informação, tentava mexer com o cérebro dos mesmos e reavivar essas áreas esquecidas, ou adormecidas.


Simplesmente fantástico o que acontecia quando os pacientes que não diziam uma só palavra e não mexiam a cabeça, não abriam os olhos, faziam ao escutar sua música do coração .

Desatavam a falar, a se mexer, a cantar a música e a lembrar dessa época. Nossa, eu como médico fico fascinado com esse tipo de coisa e penso em fazer com todos que conheço para que isso aconteça.

Não sei se é tão simples assim.

O documentário tem também a participação do neurologista Oliver Sacks e também do músico e cantor Bob McFerrin.


Tenho certeza que você se encantará com o que vai ver. É muito bom ver coisas boas no meio de tantas outras ruins, que temos nesses dias.


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário