Powered By Blogger

sábado, 9 de maio de 2020

"Corpus Christi " OU Filme Polonês Indicado ao Oscar 2020.


Com certeza um dos melhores filmes que assisti nessa quarentena, "Corpus Christi "  dirigido por Jan Komasa, tem como mote uma cidadezinha  e um povoado na Polônia.

O filme começa mostrando uma serraria, os rapazes que lá trabalham e convivem com os erros, crimes e outros males que cometeram na sociedade, e ali, pagam por eles.

Daniel ( Bartosz Bielenia), se destaca, participa das missas com o padre, e está para sair de lá, sendo recomendado uma serraria no sul. Ele até comenta com o padre que gostaria de continuar os estudos religiosos e se formar, mas, foi dito que a igreja não aceitaria um condenado.


Daniel faz sua viagem de ônibus, e chega à serraria, mas, não consegue entrar e vai para a cidade, entra em uma igreja,onde há uma adolescente em um banco, os dois trocam algumas palavras, e confrontado, diz a garota que é padre, mostrando sua batina. Ela então vai à sacristia avisar a visita.

Daniel é levado à casa do padre da cidade, que já tem uma certa idade, acompanhado da mãe da adolescente, que é daquelas que cuida da igreja e também do padre.

Conversa com o padre, e acaba por substitui-lo por uns dias, pois o mesmo tem que fazer uma viagem .
Daniel se vê em maus lençóis, mas, aceita e vai em frente ao seu segredo e desafio.


A cidade tem uma mancha : Um acidente provocado por uma pessoa alcoolizada em que matou 6 jovens.

O assassino não foi perdoado, muito menos sua mulher, a viúva, que foi escorraçada dali.


Daniel aos poucos vai ganhando adeptos na cidade e crescendo sua popularidade. A menina Marta ( Eliza Rycembel), é uma de suas fãs. Sua mãe Lídia (Aleksandra Konieczna), um pouco cética, amarga pela vida , tem suas restrições quanto ao novo padre.

O prefeito (Lezek Lichota), a todo momento confronta-o com seu poder, ameaçando de tirá-lo dali.


Daniel não contava com um problema, ou melhor dois, e depois, três ...

O filme é muito bom, forte, que te faz pensar sobre os preceitos e preconceitos da igreja, sobre as dívidas que temos, sobre o perdão, o amor , e principalmente a dificuldade de quem errou ser novamente aceito pela sociedade.

A atuação de Eliza Rycembel e de Bartosz Bielenia, com aqueles seus olhos esbugalhados, com o mexer dos lábios nos difíceis momentos, as pausas que fazia, enfim ,valem a pena .


Gostei muito e acredito ser um filme para todos !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário