Powered By Blogger

domingo, 24 de junho de 2018

"A Visita da Velha Senhora" OU Quem Semeia Medos, Colhe Armas ...



Toda vez que se tem uma peça com Denise Fraga, pode ir porque é boa, o texto é bom, a produção e a direção é boa e o elenco é de primeira !

Dito e feito!


"A Visita da Velha Senhora", texto de Friedrich Durenmatt, escrito em 1955, com a direção de Luiz Villaça é a peça a ser assistida dessa vez.

Com a duração de 2 horas e 10 minutos, que passam e você nem olha para o relógio, os atores já te recebem ali no hall de entrada e na plateia, querendo te dizer que aquilo ali é uma peça de teatro e nada mais.

Nos caminhos brestianos, quase sempre enveredados por Denise Fraga, a peça nos remete a Gullen, uma cidadezinha que está acabada, bem empobrecida, que tem no barulho do trem, chegadas e partidas, e em uma dessas, espera-se por Claire Zahannassian.


Claire, ou Clarinha para alguns, foi uma moradora de Gullen, mas, foi meio que enxotada dali, pois ficou grávida do rapaz que amava e o mesmo não quis assumir o bebê.

Nesse grande intervalo de tempo, ela casou-se por mais de 8 vezes, sofreu acidente, tem uma perna metálica, um braço e uma mão também metálica por um outro incidente, mas, está viva e rica, muito rica , a ponto de poder comprar uma cidade inteira.


E é nisso que pensam ansiosamente os moradores de Gullen, com o seu prefeito ( Fábio Herford), ensaiando o seu discurso de boas vindas e colhendo o máximo de informações do passado da senhora rica que pode salvar sua cidade.

Nesse ensaio, está o antigo namorado de Claire, Krank ( Tuca Andrada), sua mulher (Maristela Chelala), o médico da cidade ( David Taiyu), o padre ( Eduardo Estrela) , o professor ( Romis Ferreira) e muitos outros moradores.


O trem chega, e toda a pompa para a velha senhora, num vestido muito chic, toda empiriquitada, brigando com o moço da estação de trem ( Renato Caldas), já vem e deixa sua proposta no ar em poucos minutos: Dará 1 bilhão à cidade se matarem o homem que a deixou grávida na cidade e não a acolheu !


Num primeiro instante, todos ficaram horrorizados com o assunto e a proposta indecente e foram para as suas casas.


Claire se estabeleceu num hotel na cidade enquanto aguardava os acontecimentos, com o seu marido ( O 9º ou o 10º) , o músico que a acompanhava ( Rafael faustino) e também na mesma toada , foram convidados para darem o seu testemunho no caso dela no passado , os agora cegos (Fernando Neves e Fábio Nassar)e o seu mordomo ( Luiz Ramalho), que fora um juiz conceituado na época.


Com muita música, figurinos e personagens se recriando a todo momento, situações em que os moradores de Gullen foram se complicando em dívidas, a peça vai tomando um outro rumo.


Krank corre risco de morte? Quem matará Krank? Haverá uma assembleia para decidir sobre o futuro dele, e o que os participantes irão decidir ? E o público, qual a opinião ?


Dessa forma, questionando onde vamos parar, até onde nos vendemos para poder comprar e quem somos nós, o diretor Durenmatt nos deixa todos essas questões para levarmos embora conosco e fazermos uma reflexão.


Isso é o teatro ...

Essa é uma peça !

Esse é um elenco !


Parabéns a todos, meus cumprimentos pela preparação , pelo aquecimento que fazem anterior á peça, o amor que têm ao teatro e a gentileza com que recebem os fãs e admiradores após 2 horas e 10 minutos de labuta.


Parabéns !

Valeu a pena!


Eu recomendo !


PS: Adorei esses compartimentos que fizeram parte do cenário, que se movem, viram multi lugares e situações .Não sei como se chama. Gostaria de saber!


No final, agrande mulher e atriz Denise Fraga me recebeu com muito carinho e paciência. Obrigado por esse momento !

Nenhum comentário:

Postar um comentário