Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de junho de 2020

"Urso+" OU Quando O Preconceito Fala Mais Alto


Assisti a mais um curta metragem de Cristiano Sousa. Dessa vez, foi " Urso +", com 5 minutos de duração , mas, que em pouco tempo dá o seu recado.

O assunto é complicado, mas, hoje em dia, resolvido. Paulo sente atração por ursos, e conhece Hugo, um ursão, que o leva pra casa.

Logo no início da abordagem física, Paulo somente alerta Hugo que ele é soropositivo, e Hugo pede que ele pare, fica atônito, assustado.

O rapaz se veste e vai embora. Num outro dia, Hugo o encontra na rua,tenta reviver a história, mas, paulo está com um ficante.

No elenco: Alex Amaral e Thiago Santana.

Complicada a situação de exclusão, de deixar o outro à marginalidade, de preconceito ainda existente, mesmo após 40 anos depois do início da doença, e com todos sabendo muito bem como se transmite, o tratamento, o fato da carga indetectável, o risco quase zero de se transmitir, mesmo assim, para alguns, ainda não é fácil digerir tudo isso e aceitar o outro, que poderia ser você, porque não ?

"... Não consigo entender essa pressa em rotular, carimbar,colocar em prateleira: é assim, doce, amargo,leve, pesado. Ideias feitas, congeladas, mortas. Safári no cemitério, preconceito ..." Caio .F.

Enfim, vale a reflexão ,

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário