Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2020

"Paris Is Burning" OU Vogue,Vogue,Vogue.





Finalmente assisti ao filme/documentário "Paris Is Burning" ,com a direção de Jennie Livingston, que fala das casas e disputas nos bailes, da comunidade negra e LGBT de Nova York nos anos 80.

Se você assistiu a série POSE, vai se identificar com o filme, que aliás, veio antes da série, nos anos 90.

Mostra como os gays e negros em Nova York, se divertiam com pouco, apenas com seu glamour, com seus desfiles e sua dança, indo aos bailes com gente que não iria te desclassificar, te humilhar e pelo contrário, ali era lugar de aumentar a auto estima, de levar um puta troféu para casa, de fazer irmãos, de ter outra " mãe" e um abrigo para morar .



Muitas categorias inventadas, para que todos participem dos bailes, e não só aqueles com roupas de alto padrão, caras , que chamam a atenção, via-se de tudo o que se podia imaginar.



Muitos depoimentos, principalmente das Mães de cada casa, falando de como é difícil manter esse status e seguir mantendo esse ideal.


Acho que para quem não conhece as batalhas VOGUE têm que assistir ao filme, e quem já conhece, tem que reforçar a ideia do que foi esse movimento nos anos 80 em NY.



Acho tudo muito válido a forma de construção, de agregar as pessoas, para que não se percam definitivamente no meio da bandidagem, das drogas e chegando até à morte.



Valeu a pena !


Recomendo !

PS: No final, a graça de " Go To Be Real" de Cheryl Lynn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário