Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de junho de 2020

"Isto Não É Um Filme" OU Tentativa Do Diretor Jafar Panahi de Continuar a Trabalhar


Tenho esse filme em casa já faz um tempo, e resolvi dar um crédito a ele. Trata-se de "Isto Não É Um Filme", do iraniano Jafar Panahi .

Para início de conversa, gosto da capa, do pôster do filme, que tem o diretor segurando um celular, e de camisa preta.


Já que Jafar Panahi está em prisão domiciliar por 6 anos e não pode dirigir e escrever roteiros por 20 anos, assim como sair de seu país, ele resolve então , dentro de seu apartamento, fazer umas tomadas, com o amigo e parceiro Mojtaba Mirtahmasb que o filmava , de forma natural, conversando ao celular, brincando com sua iguana enorme, que anda pela casa inteira.


Jafar coloca cenas de filmes através de DVDs e faz alguns comentários, depois tenta criar na própria sala, no tapete, uma cena adaptada de um conto que queria filmar e vai á sacada, ouve fogos de artifício, chega um outro colega que recolhe os lixos dos andares e vizinhos ...


Pra ser sincero, fico comovido com a repressão e censura do diretor em não poder filmar, trabalhar, sair às ruas, enfim no seu próprio país, e entendo que fez esse filme para essa representação, mas, também , não somos obrigado a gostar , pois nada é apresentado, não tem nada de bom e de aproveitável.

Não recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário