Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de junho de 2020

"O Jovem Ahmed" OU Seguindo Fielmente o Alcorão





 Mais um filmes dor irmãos Dardenne, " O Jovem Ahmed", tem um grande apelo social e recente : O fanatismo religioso e suas conseqûencias.

O filme conta a história de Ahmed ( Idir Ben Addi), de 13 anos, que frequenta uma mesquita de um Imã local ( Othomene Mounon) bem firme aos preceitos do alcorão.



É nesse aprendizado, que o menino torna-se um fanático, em fazer suas rezas nos horários corretos, lavar as mãos, a boca e o rosto, e não aceitar por exemplo, que sua mãe beba bebida alcóolica, e que sua irmã tenha namorado e use roupas decotadas.


Mas, o que mais o incomoda, é sua professora Inês ( Myriem Akheddiou), que ele não dá á sua mão  à ela, e não aceita que ela namore um judeu e nem que dê curso de árabe sem  o corão como base, e ainda o ministre com músicas.


O que ele faz ?

Tenta matá-la, e com isso, vai para uma instituição educadora, como se fora uma prisão, tentar recuperar pelo erro cometido, com um instrutor, com aprendizado na fazenda, com regras e tudo mais.


Lá, conhece Louise ( Victoria Bluck), a filha do fazendeiro, que se interessa pelo garoto, e depois de algum tempo o beija. Isso foi a morte para Ahmed, que diz ser pecado, ainda mais ela não sendo uma muçulmana.


Ahmed foge da instituição e vai tentar novamente achar a professora Inês. Será que ele quer o seu perdão, ou novamente vinga-la dos preceitos do Alcorão.



Gostei do filme, e fico de certa forma chocado com tanta rigidez. Não vou julgar, mas, acho muito sofrido.


Vale a pena assistir,

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário