Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

" Dalva " OU Incesto e Pedofilia



 Assisti ao pesado filme francês "Dalva " de Emmanuelle Nicot, um queridinho de críticos de cinema, que tem a menina Dalva ( Zelda Samson) como protagonista do longa.

O filme já começa tenso com a polícia invadindo a casa de Zelda e de seu pai Jacques ( Jean Louis Coulloc'h).

Dalva é levada a um abrigo e nem sabe por que, mas o motivo é o perigo de estar morando com seu pai. Ele é acusado de abuso sexual da própria filha.

A mãe de Dalva os deixou quando ela tinha 5 anos, e desde então, Dalva e o pai, mudam de cidade em cidade com muita frequência, fato esse que faz com que a mãe não os encontre nunca mais.

Dalva vai dividir o quarto com Samia ( Fanta Guirassi), que também tem seus problemas porque senão não estaria ali. ( sua mãe é prostituta e não dá a mínima para ela).

Dalva não tem uma fácil adaptação no abrigo e o seu assistente social Jayden ( Alexis Menenti) tem que rebolar para conseguir êxito.

Dalva tem que ir á escola, e lá é um gatilho enorme para o seu problema, pois mistura-se com outras crianças que já sabem do problema do pai pedófilo e o assunto rende.

Dalva ainda se veste como mulher, ou como puta, se assim preferirem. É muito triste uma criança não discernir o que estava acontecendo na própria casa e com o próprio pai.

E mais, ela insistia no amor dele, e que ele não tinha feito nada de errado, pois ela o permitia fazer.

O filme se arrasta no convívio de Dalva com as crianças e outros problemas, e uma aparição com o pai na cadeia.

No meio do caminho, a mãe aparece e tenta uma aproximação. 

Chega o dia do julgamento.

Como será Dalva mulher de verdade quando sair desse abrigo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário