Powered By Blogger

domingo, 10 de setembro de 2023

" Rheingold O Roubo do Sucesso " OU Biografia do Rapper Xatar



Simplesmente imperdível o filme " Rheingold O Roubo do Sucesso " de também imperdível Fatih Akin.

O longa que tem mais de 02 horas e 15 minutos de duração conta um pouco da biografia do Rapper Xatar.

O filho do grande músico Curdo, Giwar Hajabi (Emilio Sakraya), mais conhecido como Xatar, refugiado curdo que entrou para a criminalidade na vida adulta na Alemanha, foi preso pelo roubo espetacular de quase 300 quilos de ouro e fez sucesso com os raps gravados durante a sua temporada na cadeia.



Desde o início , vemos o sofrimento dessa família, que  precisou fugir da perseguição aos curdos por uma liderança fundamentalista iraniana.

Giwar nasceu em um ambiente hostil, de guerra, onde sua mãe cortou o cordão umbilical na raça.

O filme já vem de cara com a prisão de Giwar, numa cela sem janelas e ventilação, acompanhado de dezenas de colegas de encarceramento. Torturado pela polícia para entregar o paradeiro do ouro, ele resiste até mesmo a uma forçada extração dentária.

O diretor remete ao flashback e traz toda a trajetória do rapper até o cárcere. 

O sonho de consumo de Giwar, além da música, ganhar muito dinheiro e ser poderoso, é a jovem e bela Shirin (Sogol Faghani),  que ele conhece desde criança, mas ela dá a entender que não deseja se envolver com um rapaz cuja fama de bandido o precede. 


Giwar se envolve em uma sucessão de coisas erradas e ilícitas, que ele pensa que dará certo, que ele é o poderoso chefão, o fodão do negócio, mas nem sempre a história é assim, como em Amsterdã, em que ele queria o ponto das boates através de sua  segurança .

Depois, se envolve com um homem que o faz vender cocaína em estado líquido, protegendo -o assim de outros criminosos.


Giwar não se dá bem e tem uma cartada final para reaver esse dinheiro perdido e que está em dívida com o chefão, e vai atrás desse roubo de ouro que lhe rendeu a prisão maior.


Na cadeia, ele começa a fazer os seus raps e acaba por ficar famoso com a ajuda de um amigo produtor de som que conheceu anteriormente à sua prisão.

O filme me prendeu até o final, tem muita ação e até um certo ritmo. O que deixa a desejar é o roteiro, aos fatos que se perderam nessa história, como o paradeiro do pai, desde que ele abandona a família na perseguição aos curdos.


A repentina aceitação de Shirin quanto a Xatar e a própria cena já mostrando ele buscando a filha na escola.


Os parças de Xatar : Miran ( Arman Kashani), SSIO ( Eno), Samy (Huseyin Top ) e  Tio Yero ( Ugur Yucel).

Lembrando que Xatar é uma palavra curda e significa perigoso e é esse o nome artístico de Giwar , assim como Rheingold é uma ópera do grande compositor alemão Richard Wagner, cujo título é traduzido como O Ouro de Reno, e que se configura como a primeira parte de sua famosa obra ‘O Anel dos Nibelungos’. O ouro, que pertencia ao título da composição, é guardado no fundo do mar por ninfas aquáticas, que não se conformam quando o mesmo desaparece. A gente vê essa cena desse ouro no fundo do mar, mas não tem esse entendimento.

Gosto muito desse diretor e vou assistir a todos os seus filmes. Gostei desse também apesar de não conhecer o artista em questão. 

As letras das músicas do rap sempre interessante de se ouvir e entender.

E o que fica é que como é fácil arrumar amigo bandido em qualquer lugar e como é fácil ir de um país ao outro para poder se livrar de crimes cometidos e ficar impune.

A música salva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário