Como assisti a todos os outros seus concorrentes, agora era hora de ver o porque ele tinha vencido o prêmio. Acabei por aceitar.
O filme mostra que em uma cidade do estado de Ohio, a GM demite todos os funcionário e fecha a fábrica.
Um bilionário chinês, no mesmo local, monta um empresa de vidros automotivos e contrata 2000 americanos e também vem com um grupo de chineses para acompanhar os americanos e ensinar o trabalho que eles desempenham em seu pais.
Mas, não será fácil aliar a cultura oriental à ocidental e a convivência pode não ser boa .
No começo, a fábrica dava prejuízos, as coisas não se acertavam, os presidentes locais foram substituídos, o bilionário chinês tinha que vir 1vez por mês para ver como andava o negócio, e as coisas estavam se complicando.
Os chineses acusavam os americanos de serem lerdos, de não trabalharem muito, de serem gordos, de terem sábado e domingos como folgas, etc, etc, coisas que não acontecem na China.
O salário que ganham na nova fábrica é bem inferior ao que ganhavam com a GM, e isso é desestimulante também.
O ambiente começa a ficar ferrenho, as condições de trabalho não são boas, e começa-se a chegar o momento de pensar em ter um sindicato dos trabalhadores, que é tudo o que o bilionário chinês não aceita e não quer.
Reuniões, muitas reuniões, visitas à fábrica chinesa, ver como funciona o modo de vida e de trabalho do chinês , tudo isso é mostrado.
O que eles pensam dos outros povos do mundo , a superioridade emocional e laborativa, enfim , o documentário é bem crítico e real nesse aspecto.
Você fica com ódio de tudo isso, e vê como realmente as coisas funcionam por aí afora e fazendo a comparação com o Brasil, vivemos em um paraíso .
Ótimo documentário, todos têm que assistir sim e tirar suas próprias conclusões.
Gostei ! Recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário