Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

"Emancipation" OU Uma Saga em Busca da Libertação dos Escravos





 Assisti ao filme " Emancipation" de Antoine Fuqua, que retrata os Estados Unidos de 1863, tempo da escravatura e consequente libertação.

O filme que tem Will Smith como Peter o personagem principal, casado, pai de 4 filhos e que trabalha forçadamente nos campos de algodão de Louisiana.

Ele é pinçado de sua família para fazer outros trabalhos e sabe lá mais o quê.

Peter consegue fugir e aí vive uma outra agonia: Brigar com a natureza, com o pântano e seus desafios e fugir a cada segundo dos capatazes que estão em sua busca.

Passada essa etapa, ele se depara com uma força militar que está em combate nos EUA dando origem à Guerra Civil Americana, fazendo de tudo para que os escravos sejam finalmente livres e ele reencontre a sua família.

O filme tem muita cena de tortura, violência, maldade contra os negros e o diretor em momento algum poupa o expectador com o seu recorte.

O filme é inspirado nas fotos de “Whipped Peter” de 1863, tiradas durante um exame médico do Exército da União, que apareceram pela primeira vez na Harper’s Weekly. Uma imagem, conhecida como “The Scourged Back”, que mostra as costas nuas de Peter, mutiladas pelo chicote de escravocratas, contribuiu para aumentar a oposição do público contra a escravidão.
Então, a partir desse fato real o diretor com seu processo criativo contou a sua história.

Na AppleTV+


PS: Gostei demais da atuação de Will Smith, achei mais trabalhosa e difícil do que em King Richard, e esquecendo os fatos do Oscar passado, mencionaria ele novamente como um dos cinco indicados ao prêmio de melhor ator. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário