Esperei lançar no MUBI para assistir ao filme " Memória " do grande diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, que fez sucesso em Cannes ganhando a Palma de Ouro.
O filme, que tem a Colômbia como pano de fundo, começa com um susto de Jéssica( Tilda Swinton), uma orquidófila, que se assusta com o estrondo que ouve quando estava em sua cama.
E é esse som que ela tenta identificar por muito tempo indo buscar engenheiros do som, perguntando pra pessoas, indo a médicos e observando tudo o que lhe pode acrescentar algo nos seus conhecimentos.
Ela mora em Medellin, mas está em Bogotá, pois sua irmã estava enferma e internada e ela foi visitá-la.
O filme é bem contemplativo, com uma velocidade mínima que sempre te surpreende com uma imagem ou som de você ficar com o queixo caído.
A atuação de Tilda Swinton parece casar demais com a personagem e isso contribui muito para que você compre a ideia do diretor.
A busca e a análise do ser humano com sua coisas mais simples é o que mais quer Jéssica para tirar suas conclusões e até que no final temos um veredito, ou não do que realmente a afligia.
Creio que não é um filme para se entender ou explicar, não há começo, meio e fim e sim um auto conhecimento da personagem e porque não até do expectador.
Com relação às memórias, título do filme, creio que cada um pensa de uma forma, tem um estalo em sua vida e às vezes também não tem nada nesse disco rígido chamado de nossa cabeça.
Valeu a pena. Gostei ! No MUBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário