O filme é uma adaptação livre de " Cartyas persas " de Montesquieu e recebeu a Palma de Ouro em Cannes em 2015.
Falo de " Dheepan - O Refúgio " do diretor Jacques Audiard, que começa no Sri Lanka, onde Dheepan tenta fugir da própria guerra, largando sua farda, trazendo junto Yalini e a pequena Illayaal , que após assumirem identidades falsas partem para a França.
Os três não se conhecem e precisam conviver como se fossem uma família de verdade sem saber falar o idioma, Dheepan consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa e Yalini passa a trabalhar como empregada doméstica de um homem.
Eles se estabelecem em um conjunto habitacional, na periferia de Paris, local onde geralmente os refugiados se instalam e quando se instalam em alguma capital europeia.
Os três não tem relação alguma entre si e com o tempo vão acabar adquirindo por necessidade e segurança, frente aos obstáculos encontrados por serem refugiados, estrangeiros e serem discriminados, além de viverem em uma região onde a criminalidade é muito alta.
O filme acompanha o dia a dia desses três refugiados, no trabalho, na escola e mostra a dificuldade em se estabelecerem com seres humanos iguais aos outros.
Ao mesmo tempo em que eles não se conhecem, vão se tornando íntimos e cúmplices de uma situação, em que somente com essa união estariam mais seguros.
Fica clara a triste realidade dessas pessoas que saem de seus países por causa de uma guerra, pobreza e intempéries para irem a outros lugares que também vão sofrer e não serem acolhidos de uma forma humanizada.
É isso. No MUBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário