Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de abril de 2022

" Happening" OU Gravidez Indesejada



 Mais um filme daqueles de ficar pensando como deveria ter sido difícil aquela época para as mulheres, na França de 1963.

O filme é " Happening" de Audrey Diwan, adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux.

Anne ( Anamaria Vartolomei), é uma estudante formidável de literatura, mora com os pais que têm um bar/restaurante, e mora no próprio colégio em ambiente coletivo com outras meninas.

Há todo um certo pudor entre elas com relação ao sexo, drogas e álcool, apesar de que sempre têm algumas delas mais avançadas, como é o caso de Anne, que conheceu um rapaz de Bordeaux e acabou engravidando.

E agora, o que fazer nas vésperas do exame final estando grávida ? Isso não passa de forma alguma na cabeça de Anne. Ela não pode ter esse filho. Atrapalharia toda a sua carreira e vida. Seria uma dona de casa, conforme ela mesma relata.

O filme transcorre na luta de Anne em fazer esse aborto, o que é proibido na França, e leva à cadeia quem o faz e também a mulher gestante que o permite.

Ninguém quer falar sobre isso. Até que com 12 semanas ela consegue um endereço de uma mulher.

Como uma jovem mulher sofria naquela época, e sofre até hoje. O que essa moça passou sozinha sem ninguém para ajudá-la por preconceito e medo de ser cúmplice, é punk.

Já assisti a outros filmes com esse mesmo tema, e sempre é bom reforçar essa questão do aborto, que até hoje divide opinião até mesmo para os políticos que insistem em não entrar com os dois pés nesse campo perigoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário