A globoplay teve uma boa sacada em montar uma série documental em três episódios chamada " Orgulho Além Da Tela ", mostrando a cronologia desde os anos 70 até 2020, os personagens LGBT nas novelas globais.
E assim, foram os dois primeiros episódios , começando com um personagem de Ary Fontoura( Rodolfo Augusto) em " Assim na Terra como no Céu".
Além de mostrar as cenas dos personagens, havia depois de algumas delas, falas dos diretores e autores e também os próprios atores que fizeram os personagens deram seus depoimentos, como Ary Fontoura, Dennis carvalho, Erom Cordeiro, Mateus Solano, Carol Duarte, Silvero Pereira, Alinne Moraes, Fernanda Montenegro ,Nanda Costa ...
Podemos relembrar várias novelas e em algumas, por causa da censura, a cena foi sutil, com apenas uma trilha sugestiva, ou a capa do disco de Tristão e Isolda por exemplo, dando a entender o que a cena representava.
O primeiro beijo foi em " Amor À Vida ", com Mateus Solano e Thiago Fragoso, mas, poderia ter sido em América, entre Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro. Foi gravado por 7 vezes, mas, no último minuto não permitiram a exibição , frustrando a todos.
Com relação às mulheres, em Torre de Babel, o casal de lésbicas entre Cristiane Torloni e Sílvia Pfeifer teve que morrer logo no início nas explosão do shopping, por rejeição do público.
Em Mulheres Apaixonadas, Alinne Moraes e Paula Picarelli seguiram em frente, mas sem afeto e carinho, apesar de que em uma apresentação teatral de Shakespeare, consegui-se um selinho ao interpretar Romeu e Julieta.
Em Babilônia, logo no primeiro capítulo o horror foi instalado quando Fernanda Montenegro e Nathalia Thimberg se beijam. Nunca mais as duas senhoras puderam demonstrar afeto na trama .
Giovanna Antonelli e Thaina Muller deu certo na novela " Em Família ", assim como Nanda Costa em " O Segundo Sol", onde fazia par com Carol Fazu e tinha o Babaioff como um possível trisal.
Antes disso, cenas isoladas em anos anteriores com Odilon Wagner, Taumaturgo Ferreira, Buza Ferraz, Marcelo Serrado, Floriano Peixoto, e muitos outros deram as caras, mas de uma forma mais caricata, estereotipada.
O terceiro episódio mostra a transexualidade nas novelas : Ramona ( Cláudia Raia ) fazendo um intersexual, Carol Duarte fazendo o Ivan em " A Força do Querer", Glamour Garcia em " A Dona do Pedaço" e Silvero Pereira , Luis Salém, Maria Clara Spinelli ,Tarso Brant e Airton Graça.
Acho um bom recorte, com vários comentários dos autores e diretores do que acontecia na época das gravações e como seria hoje.
Vale a pena conferir. Um bom trabalho de estudo para quem mexe com esse tema.
Recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário