Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de junho de 2021

" Auto de Resistência " OU As Coisas Têm Que Mudar Para Que Permaneçam na Mesma




 

Finalmente assisti ao documentário " Auto de Resistência " de Natasha Neri e Lula Carvalho, exibido na Prime Vídeo, que fala dos homicídios praticados pela polícia do Rio de janeiro e suas consequências.

Auto de Resistência é uma classificação rotineiramente utilizada para se evitar que os policiais sejam sejam responsabilizados pelos homicídios, já que eles alegam ter atirado em legítima defesa.

O problema é que ninguém tem o direito de tirar a vida de uma pessoa com base apenas na chamada resistência à prisão .

O documentário mostra um caso de uma chacina dentro de um carro de 04 jovens, na periferia do Rio de Janeiro, numa comunidade que na época estava sob supervisão de uma UPP.

E também, outro caso onde um carro de polícia com 02 policiais, atiram indiscriminadamente sem visão para um grupo de jovens, matando um deles e causando sérios problemas para outro, que apenas conversavam em frente às suas casas.

O processo desse caso foi marcado por uma prova quase nunca encontrada nos outros crimes, pois havia um vídeo de um celular de um dos meninos filmando tudo.

Mas, na grande maioria desses homicídios os casos são arquivados. Sempre, as vítimas são acusadas de traficantes e que houve troca de tiros.

O doc. ainda mostra as várias sessões de júri, as CPIs e a luta das mães desses meninos nas ruas clamando por justiça.

O filme conta até com a participação de Marielle Franco, que juntamente com as mães pedia justiça ao caso do homicídio.

Gostei bastante do filme, e achei uma boa escolha, além de ter um entendimento maior sobre a definição do título do filme e esse "ÁLIBE" dos policiais para escaparem de seus podres atos.

Valeu a pena !

Recomendo ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário