Assisti ao filme " Half Heaven " de Enah Johnscott, representante de Camarões para ser admitido como os 5 melhores filmes de Língua Estrangeira no Oscar 2024.
O filme está disponível na Prime Vídeo e assim pude assisti-lo para apreciar um pouco desse país meio desconhecido para nós.
Estamos em Victoria, e lá temos já um pastor local, porém se destaca Kizito ( N.S. Seehofer), que traz em sua evangelização muito carisma entre as pessoas, e incomoda o pastor local.
Com isso, e com o medo de perder a sua posição ele o envia para o local mais perigoso de Camarões, onde ninguém entra e sai. Em uma terra de ninguém, chamada Mboko.
A chegada já foi problemática, perdendo o pastor todo o seu dinheiro, ficando apenas com a roupa do corpo e sua bíblia.
Ele vai entrando nos buracos da favela e cai em um prostíbulo, ficando ensandecido com o que vê, chamando tudo aquilo de obra do demônio.
O pastor não consegue sair dali, e quem o acolhe é exatamente uma prostituta que manda no pedaço: Bisona ( Syndy Emade), que acaba levando - o para sua casa, dando roupa, cama e comida.
O pastor tem a missão de evangelizar pelo menos uma alma e retornar para Victória, mas é praticamente impossível conseguir isso alí.
O pecado e o caos reina em Mboko.
A criminalidade, os homens armados, as gangues, drogas, sexo e bebida fazem parte do pior de Camarões.
Os dias passam e o vínculo entre o Pastor e Bisona cresce, assim como com as outras prostitutas que moram com ela.
Ele não muda em nada o seu propósito e tem seu dia para retornar para Victória, mas algo pode adiar essa viagem.
Chega no pedaço o Rei de Mboko : Tita ( Chidi Mokeme), o homem de Bisona, poderoso e procurado por toda a polícia de Camarões por assassinato de um pai e uma criança, retorna e causa um problema ali no pedaço de Bisona.
O pastor pode estar correndo perigo.
Momentos de tensão em Mboko.
A experiência de ver um filme de fora é interessante para vermos as ruas, os carros, o vestuário, o idioma, a comida, as relações interpessoais e os problemas.
Foi bom, recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário