Excelente o documentário da Netflix " Fake Art", com a direção de Barry Avrich, que fala sobre o declínio e queda da galeria de arte mais famosa de Nova York, nos EUA.
Tudo aconteceu quando a experiente e famosa negociadora da Galeria Knoedler, Ann Freedman , começou a receber algumas obras de pintores famosos, do expressionismo abstrato americano, como Pollock, Rothko, Motherwell e outros , através de uma senhora chamada Glafira Rosales, que contou uma história meio sem nexo e sem informação da procedência dos quadros.
Ann Freedman, procurou todos os avaliadores, que deram autenticidade às obras e assim, foi vendendo com um superfaturamento gigante cada uma delas.
O total das vendas superou os 80 milhões de dólares, mas, os compradores começaram a entrar na justiça, no FBI contra a Galeria e contra Ann Freedman, pois alguns outros especialistas achavam os pigmentos das telas incompatíveis com a data da pintura.
O imbróglio estava formado, e havia muita gente envolvida nesse jogo de milhões. Quem pintava essas telas ?
Por que Glafira Rosales e seu namorado Jose Bergantiño Diaz, espanhóis, estavam envolvidos nessa trama.
Ann Freedman e o dono da Galeria sabiam dessas falsificações e tentaram tirar proveito, já que a galeria estava em dificuldades financeiras ?
Sabe que no final, fiquei com a impressão, que em qualquer lugar do mundo acontece esse tipo de coisa, um quer tirar vantagem do outro, e não há justiça que realmente traga um final como todos esperavam .
Cá como Lá, Fadas Há !
Valeu a pena, eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário