Começando por Sanaa, sua capital, onde cada habitante tem pelo menos 3 armas, e aprende a manipulá-la desde muito cedo.
Outro costume, é que todos os homens possuem na cintura uma " Jambia", uma adaga, toda acondicionada em um belo cinto, que passa de geração a geração .
Sanaa é uma das cidades que mais cresce no mundo, e o pão é o alimento principal deles, sai pão toda hora, feito de sal, água e trigo .
O repórter foi comer na casa de um local , e experimentou de tudo, mas, não pode ver sua mulher e nem a mulher que trabalha na casa, apenas a sua filhinha de 2 anos.
Depois na praça, cheia de homens, foi ver o hábito mais comum dos iemenitas, que é mastigar o kart, uma planta alucinógena,permitida no Iemen.
Um local mostra um sistema interessante e feito lá de fechadura, e mostra como é o abrir das portas.
A engenharia do Iemen tem mais de 1000 anos e os blocos para construção de edifícios, são feitos de água, capim seco e terra.
É mostrado também um apiário fantástico, onde o mel é de excelente qualidade.
Há também produção pequena de petróleo, ou Souks, com muitas especiarias, incensos, e os legumes iguais aos do Brasil, pela rica e fértil terra do Iemen.
No sul do país, tem o mercado de tubarões, coisa exótica mesmo, e através de leilões, quem dá mais leva.
É a carne mais barata do país, muita coisa é exportada pelo valor afrodisíaco .
Lembrando que esse documentário foi produzido em 2008. Hoje, parece que a situação não é boa, eles passam fome e a violência é enorme, sendo muito perigoso para um turista entrar no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário