Powered By Blogger

domingo, 10 de março de 2019

"Volta Ao Lar " OU Teatro do Absurdo



Com certeza , sabia que não seria uma peça fácil, pelos comentários e insights de Regina Duarte, a diretora e atriz da peça, numa chamada na TV.

Trata -se de teatro do absurdo, com texto , do premiado Nobel de Literatura Harold Pinter , tradução de Millor Fernandes inicialmente, a peça " Volta ao Lar", chega ao Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto , com grande elenco.


Baseado no conflito búblico entre Caim e Abel e também em Édipo Rei, a peça conta a história de um viúvo rabujento, Max ( Igor Kovalewski) e seus 3 filhos. Dois deles moram aqui, com ele , Joey ( João Carlos Filho), o caçula, e Lenny (Rodrigo de Castro), além de Teddy ( Maurício Agrela), o primogênito, que há 6 anos foipara os EUA e nunca mais deu notícias à família. Juntamente com eles, o Tio Sam ( Ivan Bellangero), que faz suas corridas de táxi , e irmão de Max, mora na casa.


Max, reclama e dá broncas em seus filhos o dia inteiro, mas, é retrucado principalmente por Lenny, que não deixa barato as duras palavras de seu pai, e retruca sempre com subliminares, que deixam e levam a entender algum desvio do pai para com ele no passado.


Max reclama também de seu irmão Sam, que vive ali na casa, não faz nada, não se casa, enfim ...

Já o caçula Joey, que luta em ser boxeador, passa o dia inteiro treinando e quase não tem tempo para ajudar nos afazeres de casa.

De surpresa, Teddy e Ruth ( Regina Duarte), sua esposa, chegam de uma viagem pela Europa, e entram na casa à noite, já que Teddy ainda tinha a chave.


Eles ficam por ali na sala, Ruth ainda vai dar uma volta na redondeza e Teddy acaba primeiramente por encontrar o irmão Lenny.

Os dois conversam, Teddy fala de suas aulas de filosofia na América, e nada mais significante.

Ruth ao entrar na casa, encontra com Lenny, que presume ser ela a esposa de seu irmão. Os dois conversam, trocam desde já algo nas entrelinhas, e vão dormir.

No dia seguinte, a surpresa foi Max encontrar seu filho que há 6 anos não o  via e uma mulher em sua casa.


A principio, rasgou o verbo e colocou a mulher principalmente no lixo, de prostituta para baixo .

Mas, ao saber que ela deu ao seu filho, 3 crianças, assim como Max , e que os dois vivem muito bem , ele se rende e passa a aceitar a vinda de Teddy e Ruth em sua casa.

Os dias vão se passando, Ruth acaba por falar demais, principalmente de seu passado, e quando Teddy resolve voltar para a América, a família se reúne e tem uma proposta para fazer à Ruth : Ficar na casa .


Mas, o que eles querem é que ela venda seu corpo, ganhe dinheiro, pague sua permanência, e além disso, os satisfaçam sexualmente.

Teddy entende perfeitamente e deixa Ruth decidir.

Eles mal sabem que a decisão de Ruth em ficar , ter um apartamento, vestuário, empregada e tudo mais, a leva ter o controle da situação e não como eles pensam .


Essa é a sacada, a desgostosa situação, o que o expectador não queria saber e entender, o não palatável , mas, por que não possível de acontecer em qualquer família ...

A atuação de Igor Kovalewski vale o ingresso !

Valeu a pena !


Eu recomendo !


PS: No final, Igor, Ivan João e Regina Duarte receberam o público de forma muito carinhosa e gentil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário