Que bom que assisti à peça " Palhaços", de Alexandre Borges, que já vinha namorando desde São Paulo, mas, que veio à Ribeirão Preto e tive a felicidade de vê-la.
O cenário muito bonito e todo caracterizado como um pedacinho de um circo, do camarim do palhaço Careta ( Dedé Santana), onde de repente, um expectador, aparece por debaixo da lona e entra ali, por curiosidade, para saber como funciona tudo isso .
Benvindo ( Fioravante Almeida), um balconista de uma loja de sapatos, dá de cara com o palhaço Careta , que o questiona o que estaria fazendo ali.
Benvindo fala que desde criança sonhava em ser um artista de circo ou algo parecido e começa a falar sobre sua infância, sobre o seu amor por Dorinha e até o seu serviço como balconista de uma loja de sapatos.
Careta escuta tudo , e também é questionado sobre sua profissão. E aí discorre para Benvindo o que é ser um artista .
Os dois ficam nessa análise, um achando que faz mais e que tem a melhor profissão do que o outro. Benvindo tem dificuldades em entender o raciocínio do palhaço, fica irritado algumas vezes, e mexido com as indagações de Careta, que mostra que ele fora traído por sua amada Dorinha.
Entre histórias do picadeiro e da vida , a peça te traz boas reflexões sobre nossas profissões, nossos posicionamentos pessoais, a saber ouvir e aceitar o outro , a mágica que cada um pode produzir deixando a vida mais leve, principalmente em suas adversidades e o lirismo do palhaço, que é simplesmente único.
A atuação de Dedé Santana, com 84 anos é algo para você sair do teatro e pensar, pensar muito de sua vida, se chegará com essa idade trabalhando de forma perfeita como esse artista.
Uma voz perfeita, texto perfeito, tiradas suas , que não estão no texto e que ele improvisa com uma categoria , dando um brilho a mais na peça , suas caras e bocas, seu corpo, e sua performance de estar em cena do começo ao final da peça , faz com que eu queira ver esse ator até quando ele puder atuar .
Fioravante Almeida é um parceiro fantástico, tem uma entrega em cena admirável, seus olhos brilham, seu corpo flutua, dando nos uma aula de interpretação cênica.
Vale muito a pena assistir ao espetáculo.
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário