Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

"Cartas Para Um Ladrão de Livros" OU Um Preso Ilustre


Assisti ao documentário "Cartas Para Um ladrão de Livros" dos diretores Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros.


O longa conta a história de Laessio Rodrigues de Oliveira, um atendente, balconista, pizzaiolo, que desde cedo despertou o interesse por Carmen Miranda e queria comprar tudo o que achasse de nossa querida artista.


Como o dinheiro era curto, e ele percebeu que poderia ter revistas, e outros documentos de Carmen Miranda de uma outra forma, começou a roubar papéis, documentos raros, fotos, revistas e livros .


O primeiro furto foi no MIS, onde roubou uma revista com Carmen Miranda na capa nos anos 40. Ai, nunca mais parou.


Laessio era figura carimbada em museus, bibliotecas e circuitos culturais , levando muitos livros raros, passando do valor de 1 milhão de reais.


O que fazia  ? Vendia a compradores tão ilegais quanto ele todo esse acervo, e passou a ter carros caros, apartamento, roupas boas e dinheiro para viver com seu marido, já que Laessio era homossexual.


Laessio ficou preso por 5 vezes, e na cadeia ajudava a todos, com indultos,  casos acusando seguranças de maus tratos , onde todos gostavam dele.

O amor de sua vida era Leandro, que também foi preso por ser acusado de também cometer os mesmos crimes que Laessio.


Laessio com a leitura desses livros tinha um ótimo vocabulário, era bem espirituoso, escrevia bem , e mesmo não tendo formação, entendia de leis quase como um advogado.

Sua melhor frase é :" Liberdade sem dinheiro é um tipo de prisão ". O que para ele, viver sem ter algum brilho, sem causar algo, não valia a pena .

As cartas, foram os meios que o diretor Caju entrou em contato com ele para convencê-lo do documentário, explicando como seria e tudo mais.


Laessio fez parte várias vezes do noticiário policial ,mas, nunca prestei a atenção sobre essa história.

Foi um bom motivo para conhecê-la.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário