Nem sei por onde começar essa postagem, porque o filme é tão rico em detalhes, e tão longo, quase três horas de duração que te deixa meio louco das ideias.
Falo do filme Romeno " Sieranevada", do diretor Cristi Puiu, que até tentou uma vaga no Oscar de Melhor Filme estrangeiro mas não conseguiu. Deveria! Pois é muito bom !
O filme conta a história de uma família tradicional romena e passa quase que 95% dele no apartamento da família, com pouquíssimas cenas externas.
Lary ( Mimi Branescu) é médico e casado com Sandra ( Judith State) e os dois têm que ajeitar os filhos com a avó materna, e tudo mais, para irem à reunião ou cerimônia de falecimento de 1 ano do pai de Lary.
Até chegar lá, Lary e Sandra vão discutindo no caminho inteiro , se fazem compras agora no carrefour , ou se depois, se compram isso , ou aquilo, enfim.
Chegam a casa da matriarca Nusa( Dana Dogaru), que está em seu quarto com a Tia Ofélia ( Ana Ciontea) chorando por causa do seu marido biscateiro Toni ( Sorin Medelini).
Lary não sabe se ri, se conversa com a mãe, se chora, se fala com a tia. resolvi ir em outro cômodo para conversar com os irmãos, cunhados, primos e amigos...
O assunto é o 11 de setembro e a farsa que isso poderia ser, segundo Sebi ( Marin Grigore) e não há quem o convença do contrário.
Gabi ( Rolando Matsangos) e depois Relu ( Bogdan Dumitrache) o outro irmão de Lary também entram nesse assunto e cada um tem a sua versão e opinião.
Até o problema do Charlie Hebdo é comentado na mesa.
O problema é que o comunismo deixou suas conseqûencias e nem todos perdoam isso , assunto que também deu pano pra manga com a cunhada de Lary e a Tia Evelina ( Tatiana Iekel) com chapeuzinho branco( ótima atriz ) que defendia o comunismo.
Tudo estava sendo preparado , com entradas, bebidas, pratos principais, mas, deveriam esperar o padre ortodoxo para benzer a casa e fazer uma oração da morte de 1 ano do pai de lary.
Fazem essa festa, reunião, e um parente tem que usar o terno, com camisa e calça do falecido , entrar na sala e sentar-se a mesa como se fora o morto.
Até que isso aconteça, todos já estavam mortos de fome, pois tudo rolavas ali, fofocas, o padre que não chegava, acordava a bebê , que chorava , os familiares discutiam entre si, Cami ( LLona Brezoiami) filha da Tia Ofelia, leva uma amiga Croata bêbeda( Petra Kurtela) para lá que não se deixa parar em pé e todos ficam abalados com a moça. Pedem que a esconda, mas, vai ao banheiro, vomita, deita e amassa o terno deixado para a cerimônia, e vai para o o outro quarto, e todos acham que ela é drogada....e aí vai ..
Chega o padre ( Valer Delakezi) faz a cerimônia, traz consigo uns 3 juntos, comem , benze a casa e vai embora ... kkk
Será que agora vão comer ? Não, pois chega o Toni, o marido que traiu a Tia Ofélia e todos estão com raiva dele. Deixam entrar e aí começa mais um round de ofensas e verdades entre o casal no meio de todos, vindo à tona coisas bem íntimas dos dois ou três, ou mais envolvidos...
Tia Ofélia passa mal, Toni sossega, eles comem enfim, Sandra foi ao carrefour e tem confusão com o carro na volta. Lary desce correndo para resolver e entra em uma nova confusão...
Ufa...
Que família !
O duro que é assim mesmo quando muita gente se reúne, um não gosta daquele, o outro daquela e arrumam essa data para vomitarem tudo e estragam o que seria uma cerimônia bonita, de paz .
Vale muito a pena !
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário