Filme do diretor Pinchas Perry , de 105 minutos , baseado no livro de Irvin D. Yalom , " Quando Nietzsche Chorou", que traça paralelos entre o início da psicanálise e a filosofia .
O filme fala da Viena de 1882 , e começa com a jovem Salomé ( Katheryn Winnick) pedindo ao médico Josef Breuer ( Ben Cross ) que atenda o seu amigo , o filósofo Friedrich Nietzsche ( Armand Assante) , que está com ideais suicidas e muito mal de suas enxaquecas .
Lou Salomé confusamente foi amante de Josef Breuer e agora é o caso de Nietzsche , que por causa de seu desprezo , manda diversas cartas à ela desesperado , com citações suicidas .
Josef aceita atender o filósofo , mas ,Salome o prepara para não tratar diretamente das questões da alma e sim da enxaqueca, já que o professor não aceitaria tal tratamento.
Vale lembrar que Lou Salome conheceu Nietzsche numa sala de aula vazia, onde o mesmo falava que Deus estaria morto , e foi aí que ela se aproximou do professor e os dois pareciam ter caído de uma mesma estrela .
Na mesma toada , o filme conta também a relação desgastada de Josef Breuer com sua mulher Mathilda ( Joanna Pacula) , por causa do afastamento desse com ela e seus filhos , também por um caso de adultério , agora com Bertha ( Michal Yannai) , uma de suas pacientes .
O filme conta também com Sigmund Freud ( Jamie Elman) , médico recém formado e amigo de Josef Breuer.
Filosofias e psicanálises à parte , essa é mais ou menos a história do longa que tem uma ótima trilha sonora , com obras de Wagner ( A Valquíria ) , Bizet ( Carmen) , Strauss ( Assim Falou Zaratustra ) e Danúbio Azul .
Para quem leu o livro , vale a pena ver o filme , que serve como ilustração , e para quem não leu o livro , vale também , para o conhecimento desses fatos.
Não é um filme fácil , mas vale a pena !
"Quando Nietzsche Chorou " -Pinchas Perry
Nenhum comentário:
Postar um comentário