Assisti ao filme " Selvagem " de Diego da Costa que trata da época em que centenas de escolas públicas no Brasil inteiro foram ocupadas por estudantes por causa da reforma estudantil que o governo queria fazer, fechando algumas delas e transferindo estudantes para locais longe de suas casas.
" O desacordo com a proposta de reorganização do ensino público feita pelo então governador Geraldo Alckmin levou à ocupação de 213 escolas no estado de São Paulo. Os alunos protestavam contra o corte de gastos, o fechamento de unidades, a consequente transferência de alunos e professores e pediam melhorias no ensino. O movimento resultou na queda do secretário de Educação e na suspensão do plano de reorganização escolar."O filme traz também o ambiente escolar de pano de fundo para o romance entre Ciro (Kelson Succi) e Sofia (Fran Santos), dois estudantes da mesma escola que fazem parte do movimento.
É a turma desses dois que mais irá se juntar para formar um grupo e ocupar a escola reivindicando além da queda da proposta do estado, melhores condições na escola no que diz\ respeito à merenda, professores, banheiros, entretenimento entre outras.
Eles se reúnem em grupo, fazem assembleia, se organizam em tarefas e mantém firme o propósito.
O longa ainda traz Lucélia Santos e Rincón Sapiência como professores dos meninos.
Valeu por lembrar o movimento e o período importante na educação e ver que até os adolescentes podem ter a capacidade de se organizarem.
Na Prime Vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário