Tive a felicidade de assistir ao documentário " Ascensão E Queda : John Galliano" que está na Mubi, com a direção de Kevin Macdonald.
Fiquei vidrado com tudo o que vi que esse cara produziu em termos de moda e que me pareceu tudo uma obra de arte a cada vestido que ele traçava e colocava na passarela.
Cada desfile era uma peça de teatro, um show inesquecível de um artista vivo e com uma inteligência acima do normal.
Claro que quem tem tantos desfiles para fazer por ano para uma marca famosa, outros tantos para a sua própria marca, mais outros encontros, entrevistas, reuniões não teria tempo para ele, e isso seria muito ruim.
O que ele fez? Bebia muito, fumava muito, usava muito remédio para isso e aquilo o que o deixou descontrolado quando não estava em um desses momentos de passarela.
Por suas falas antissemitas e racistas teve que ir depor em um júri e foi condenado por usar tais frases para algumas pessoas em momentos de total alcoolismo.
John Galliano que estava na Dior teve que ser desligado.
Tempo.
O britânico moderninho tinha que se regrar com a burguesia parisiense.
Não era assim do jeito que ele queria não. Ficou um bom tempo em retiro e em uma clínica de dependentes do alcool.
O seu companheiro o ajudou muito nesse processo e quando saiu ainda teve a chance de mostrar o seu trabalho nas passarelas mais uma vez com Oscar de la Renta.
Parece que a carreira de todo gênio é desse jeito. Não vi nenhuma ser diferente. Acho que se for diferente não terá documentário.
De qualquer forma, fiquei abismado de ver a inteligência e genialidade desse cara.
Não o conhecia.
Obrigado ao cinema. Obrigado ao MUBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário