Mais um documentário muito bem produzido e dirigido por Todd Haynes, " The Velvet Underground" apareceu e abocanhou vários prêmios de festivais em 2022.
O filme disponibilizado na AppleTV+ conta a história da Banda, que apareceu em 64, teve alguns nomes diversos em virtude do seu produtor, o famoso Andy Warhol e que na época, não vingou comercialmente.
Hoje, Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus Maclise, depois substituído por Moc Tucker é uma referência no rock'n roll, na música alternativa, experimental e moderna.
A Banda teve ainda a participação da modelo alemã Nico e depois de Doug Yule, substituindo a John Cale.
O filme traz muitos vídeos interessantes da época e por isso a riqueza do documentário. Um material valioso, com muita coisa e história de bastidores deles.
Andy Warhol foi fundamental em elevar o nível da Banda por causa de seus dois projetos : Exploding Plastic Inevitable e The Factory.
Muita gente famosa aparecia nesse dois projetos, inclusive o bailarino Nureyev.
Obviamente que brigas e desacordos fizeram com que tudo isso se perdesse em pouco tempo.
A primeira hora do filme traçou muito bem os componentes da banda, suas vidas pessoais, seus inícios, seus dotes musicais e depois os encontros para que finalmente virassem essa Banda.
Fico contente de assistir a esse tipo de documentário mesmo não sendo fã da Banda, pois o que se vê cinematograficamente como documentário é uma aula a se seguir, além da história desse povo que abalou as estruturas na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário