Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de março de 2020

"Alair" OU Peça de Teatro do Dramaturgo Gustavo Pinheiro em Homenagem ao Fotógrafo Fluminense Alair de Oliveira Gomes.



Também disponibilizada em período de quarentena, a peça " Alair", com o texto de Gustavo Pinheiro e direção de César Augusto, vale muito a pena ser vista.

O texto conta um pouco da vida de  Alair de Oliveira Gomes, engenheiro, filósofo, estudioso, crítico de arte, e um grande fotógrafo especializado na arte homoerótica..


Alair, através da janela de seu apartamento, tirava fotos de corpos masculinos na praia de Ipanema.

A peça tem Edwin Luisi, como Alair, que tira as fotos dos rapazes e depois os leva ao seu apartamento para mostrá-las. Será que é só isso mesmo ?


Alair fala de suas dores, solidão, de seu amor platônico, de seus casos e viagens pelo mundo inteiro, divagando sobre cada lugar que passou e os homens que fotografou e a vida sempre em risco que levava pelo tabu de seu trabalho.


André Rosa ( o loiro alto) era um dos fotografados, assim como Cláudio Andrade ( O moreno ), com quem o fotógrafo se dizia apaixonado .


Muito triste a vida dele, a forma com que sempre desconfiava dos garotos que levava em seu apartamento, dos riscos de tudo isso ...


A atuação de Edwin Luisi é soberba. A luz é belíssima. O espetáculo vale a pena ser visto.

Depois, lendo um pouco sobre o assunto, vi que Alair foi encontrado estrangulado em seu apartamento em 1992, aos 71 anos e que o episódio ainda não foi elucidado.


Mais triste ainda ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário